Dê um presente à sua coluna neste Natal: não a descore!
Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador nacional da campanha “Olhe pelas suas Costas”, partilha alguns cuidados a ter durante a época natalícia para que a saúde das nossas costas não seja prejudicada:
O Natal é uma das épocas mais desejadas do ano, contudo, entre idas a centros comerciais, excessos alimentares e uma agenda cheia, que deixa a prática de exercício físico para trás, este é um período muito cansativo e que afeta a saúde das nossas costas. Para reforçar a importância de que a prevenção é o melhor tratamento possível e que devemos estar especialmente atentos aos movimentos suscetíveis de prejudicar a nossa coluna, há alguns cuidados a adotar.
Então que cuidados é que devemos ter durante a época natalícia?
O Natal é um período atarefado e marcado pelas compras. Neste sentido, deve ter cuidado com a postura e, em vez de carregar as caixas mais pesadas sozinho, pedir ajuda, partilhar o peso da carga e distribuir os sacos das compras por ambos os braços, evitando carregar o peso de um só lado. Além disso, deve evitar estar muito tempo de pé parado, como acontece nas filas para o pagamento das compras, preferindo alturas de menor afluência.
Mas este não é o único cuidado para ter durante este época festiva. A alimentação deve ser encarada como uma prioridade à semelhança da prática de exercício físico, pois, o consumo excessivo de salgados e doces típicos de Natal associados à ausência de exercício podem contribuir para o excesso de peso que sobrecarrega e desgasta as articulações, nomeadamente, a coluna vertebral. Destaca-se ainda que a falta de tempo não deve ser uma limitação e os adultos saudáveis devem praticar atividade física moderada de forma regular, mesmo que por períodos curtos, fazendo caminhadas ou exercícios em casa simples. O exercício físico é o pilar da prevenção e tratamento das dores nas costas.
E, como não podia faltar, se forem visitar a família na época natalícia, é preciso relembrar que grandes viagens requerem a adoção de uma postura correta, paragens constantes para descanso e alongamentos.
Mas qual é a importância de termos cuidados com a coluna?
Cerca de 70% dos portugueses sofrem de dores nas costas, sendo que quase metade nunca ouviu sequer falar das doenças que podem estar associadas a este sintoma, tão comum e natural que é facilmente desvalorizado, mas que pode ser eficazmente prevenido com alguns hábitos diários.
Junte-se a este cenário o facto de as dores da coluna já serem a segunda principal causa de absentismo laboral e que, se estas dores não foram tratadas, podem ter um impacto a médio a longo prazo, por exemplo, na qualidade de vida, bem-estar e produtividade.