Área Reservada

Sanofi e Ordem dos Farmacêuticos assinalam Dia Mundial da Criança com assinatura de protocolo na KidZania para dar a conhecer a dermatite atópica

Sanofi e Ordem dos Farmacêuticos assinalam Dia Mundial da Criança com assinatura de protocolo na KidZania para dar a conhecer a dermatite atópica

No próximo Dia Mundial da Criança, 1 de junho, a Sanofi e a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos assinam um protocolo de colaboração conjunto na KidZania Lisboa, com o intuito de promover uma atividade de literacia em saúde sobre dermatite atópica (DA) junto das crianças que visitam o espaço Farmácia/Laboratório Saúde para uma maior consciencialização sobre a doença. A cerimónia de assinatura do protocolo acontece a partir das 10h00. Espera-se que neste dia cerca de 500 crianças contactem com esta iniciativa.

Marisol Garcia Pulgar

General Manager da Unidade de Cuidados Especializados da Sanofi

“Esta parceria da Sanofi com a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos é mais um passo na estratégia da Companhia para a promoção da saúde pública em Portugal e uma contribuição importante para melhorar os níveis de literacia em saúde. Espera-se também que melhore os resultados de saúde e a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde”.

Luís Lourenço

Presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Farmacêuticos

“A Ordem dos Farmacêuticos tem desenvolvido a sua missão com o objetivo de estar próxima das pessoas. Ao longo dos anos desenvolvemos diversos projetos educativos cujo público-alvo são as crianças. Esta parceria com a Sanofi sobre Dermatite Atópica reforça a nossa aposta no aumento da literacia em saúde das crianças que são um elemento-chave na mudança de comportamentos de sociedade’’

A partir do dia 1 de junho, a KidZania terá uma atividade para crianças sobre dermatite atópica (DA), que terá lugar no laboratório Farmácia/Saúde deste espaço infantil. Com esta iniciativa, o espaço contará com informações sobre a doença, destacando a importância de cuidar bem da pele e explicando a diferença entre uma pele com dermatite atópica e uma pele “normal”. Além disso, este protocolo pretende também dar oportunidade aos mais novos de conhecerem a coleção da ‘Diana e a Dermatite Atópica’, desenvolvida em colaboração com a ADERMAP, da qual fazem parte cinco livros que contam a história de uma menina chamada Diana, que vive com DA, em diferentes momentos da sua vida – na escola, no médico, nas rotinas diárias, nas férias e no Natal.

Joana Camilo

Presidente da ADERMAP.

“A ADERMAP orgulha-se de continuar a fazer um caminho de conhecimento e de sensibilização para a dermatite atópica. Com esta iniciativa queremos chegar  a cada vez mais pessoas, crianças, família e educadores. A escola e as atividades extracurriculares são um veículo através do qual queremos fazer passar esta mensagem de sensibilização de toda a comunidade e que o apoio a estas crianças e a ausência de estigmas são fundamentais para um crescimento feliz”.

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crónica da pele, imunomediada,  que afeta cerca de 18,6% das crianças/adolescentes na Europa, sendo que 20% dos casos correspondem a formas moderadas a graves da doença. Esta doença, de base genética e imunológica, pode ser agravada pela exposição a fatores ambientais, uma vez que a pele, por já se encontrar sensibilizada, pode reagir com quaisquer tipos de oscilações externas que possam ocorrer no exterior.

A partir do dia 1 de junho, há mais um motivo para que pais, escolas e educadores levem as crianças a visitar a Farmácia/Laboratório Saúde na KidZania Lisboa. O espaço espera receber 23 mil crianças em 2023.