Best of 2023: Destaques e perspetivas para a Senologia em Portugal
No próximo dia 23 de fevereiro, o Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, será palco do Best of 2023, uma iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS). Nesta 6.ª edição, a SPS dedicará o encontro, à semelhança das outras edições, à apresentação de uma seleção de trabalhos publicados ao longo do ano de 2023 no campo da Senologia.
José Carlos Marques, presidente da SPS, revelou que a organização depositou total empenho na escolha das publicações com maior impacto no ano de 2023, concentrando-se especialmente nas áreas da Imagiologia, Medicina Nuclear, Patologia, Cirurgia, Terapêutica Sistémica – em doença precoce ou avançada – e Radioncologia. Este evento visa proporcionar um momento de discussão sobre o impacto destes estudos na prática clínica, promovendo também a partilha de expetativas em relação à investigação futura na área da Senologia. “Selecionámos as melhores publicações submetidas no ano de 2023, com foco nas áreas mencionadas, que tiveram maior influência na nossa prática clínica, alterando protocolos e reformulando a conduta. Temos desde publicações científicas a consensos multidisciplinares o que é fundamental para refletirmos sobre os diferentes impactos na comunidade médica”. A expetativa da SPS para este evento é “reunir cerca de uma centena de membros para esta reunião, proporcionando a oportunidade única de acompanhar as mais recentes descobertas nas áreas além das suas especialidades diretas, mas que desempenham um papel crucial no campo da Senologia”, afirmou José Carlos Marques.
Questionado sobre as perspetivas futuras no que toca à investigação em Senologia, o Presidente da SPS revelou que “a SPS lançou, em 2023, o Prémio de Investigação Noémia Afonso com o objetivo de promover e incentivar a investigação clínica em Portugal na área do cancro da mama. O prémio foi atribuído pela primeira vez nas últimas jornadas da SPS, e contou com cerca de uma dúzia de candidaturas de alta qualidade e projetos bem estruturados. E, face ao sucesso da edição anterior, decidimos repetir este ano. As candidaturas estão abertas até 31 de maio, e estamos confiantes de que vamos receber um número representativo de propostas de nível elevado”, afirmou. Este prémio visa não só reconhecer o mérito da investigação clínica, mas também estimular o avanço contínuo no campo da Senologia em Portugal.
Programa disponível AQUI