Doentes renais podem contornar os excessos alimentares nas férias
Hoje partilhamos um artigo de opinião da autoria de Cristina Antunes, Diretora de Nutrição na Nephrocare Portugal, sobre os excessos alimentares dos doentes renais nas férias. Aqui poderá encontrar algumas dicas para contornar isso.
As férias são frequentemente sinónimo de calor, refeições fora de casa e mais tempo livre para a família e amigos. Nestes momentos de maior convívio facilmente aumentamos o nosso consumo de alimentos, podendo levar a alguns excessos alimentares. Estes excessos alimentares podem implicar um aumento da quantidade de alimentos ingerida e também a opção por alternativas menos saudáveis.
Assim, deixamos-lhe algumas sugestões que poderá experimentar de forma a manter uma alimentação saudável e equilibrada:
– Faça uma refeição ligeira antes de sair de casa para controlar melhor a fome quando chegar aos convívios, que por vezes começam a uma hora mais tardia e a sensação de fome pode ser maior.
– Nas refeições em família ou com amigos onde sabe que terá várias iguarias para experimentar, opte por se servir num prato de sobremesa. É uma forma de reduzir a quantidade de alimentos que coloca no prato e assim evitar os excessos!
– Em substituição de batatas fritas de pacote ricas em sal, experimente preparar num tabuleiro, batatas e cenouras cortadas em palitos e levá-las ao forno até ficarem moles, temperadas com azeite e ervas aromáticas secas.
– Em alternativa aos frutos secos salgados e fritos, opte pelas versões ao natural e sem sal adicionado. Pensando no teor de potássio, 6 nozes equivalem a comer 1 maçã pequena. Pode também consumir um pires de tremoços. De forma a reduzir o teor de sal dos mesmos, experimente passá-los por água corrente e demolhá-los durante alguns minutos.
– Para os dias longos fora de casa, como nas idas à praia, planeie a sua alimentação antes de sair de casa. Leve snacks saudáveis de casa como espetadas de fruta, ovo cozido, wraps com legumes, frango, camarão ou de atum, saladas frias que incluam massa, quinoa, bulgur ou arroz, para além de carne, peixe, ovo ou uma leguminosa, ou até panquecas caseiras.
– Em alternativa aos gelados de leite/nata, ricos em fósforo, opte pelos gelados de gelo ou sorvete, controlando sempre a quantidade de líquidos que vai bebendo ao longo do dia, de forma a evitar o seu excesso no caso de fazer hemodiálise. Experimente fazer os gelados em casa, triturando a sua fruta preferida e juntando umas gotas de limão antes do colocar nas formas apropriadas!
– Lembre-se que a água fresca não tira a sede e as bebidas açucaradas vão provocar-lhe ainda mais sede. Assim, escolha antes água à temperatura ambiente e se gostar, pode adicionar umas gotas de limão para aromatizar a água. A água caseira aromatizada é uma forma de evitar os refrigerantes e sumos embalados, habitualmente ricos em potássio e/ou fósforo.
– Se tiver de adquirir alimentos processados, consulte a lista de ingredientes no rótulo e evite os alimentos que contenham aditivos com as seguintes palavras: “potássio, potássico, fósforo, fosfórico, fosfato”.
– De forma a manter um adequado controlo da sensação de sede e da ingestão de líquidos, evite expor-se demasiado ao calor.
Uma boa alimentação é uma parte importante do seu tratamento. Aproveite as férias mantendo a sua Saúde. Em caso de dúvidas não hesite em contatar o seu nutricionista.