40.º Congresso Nacional de Pneumologia: um tributo aos 50 anos da SPP e aos cuidados respiratórios de excelência
No ano em que assinala o seu 50.º aniversário, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) organiza, de 14 a 16 de novembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, mais um Congresso, o 40.º da sua história.
O marco dos 50 anos não poderia ser esquecido, pelo que, de acordo com António Morais, presidente da SPP, “esta reunião será uma homenagem a todos os pneumologistas que, ao longo destes 50 anos, asseguraram a excelência dos cuidados respiratórios à população portuguesa, com um compromisso permanente e empenhado que lhes permitiu ultrapassar os vários impedimentos relacionados com a escassez de recursos. Teremos várias iniciativas de homenagem aos vários serviços de Pneumologia e a todos os pneumologistas que neles trabalharam ao longo de todas estas décadas”.
Além da comemoração do meio século de existência da SPP, estará em destaque neste encontro nacional “a extraordinária inovação diagnóstica e terapêutica que a Pneumologia apresenta atualmente e a notável dinâmica da Pneumologia Nacional nos vários Centros Hospitalares do país”, refere o médico pneumologista.
Dada a grande variedade de doenças respiratórias que existem, do programa fazem parte sessões dedicadas à asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), cancro do pulmão, doenças respiratórias do sono, insuficiência respiratória crónica, entre outras. O presidente da SPP acrescenta que “a abordagem destas doenças terá sempre a perspetiva da prevenção, o diagnóstico precoce, a monitorização e tratamento”.
Consulte AQUI o programa completo do Congresso decorre em simultâneo com o 5.º Congresso Luso-PALOP de Pneumologia e o 10th Union Europe Conference on Lung Health.