12 de maio – Dia Internacional da Enfermagem | SPP destaca o papel vital dos enfermeiros nos cuidados respiratórios
Instituído pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, o Dia Internacional da Enfermagem assinala-se anualmente a 12 de maio. No âmbito desta efeméride, o Núcleo de Enfermeiros da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) destaca “a importância vital destes profissionais para a saúde global, incluindo nos cuidados respiratórios, sendo a Enfermagem a espinha dorsal dos sistemas de saúde em todo o mundo”.
Lucía Méndez González, da SPP, salienta o papel abrangente desta especialidade e que “vai além do cuidado clinico, englobando também a educação para a saúde, a gestão de serviços e a investigação cientifica”. A enfermeira não tem dúvidas de que “com dedicação, conhecimento técnico e uma abordagem humanizada, os enfermeiros e enfermeiras desempenham um papel fundamental na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde”.
A missão dos enfermeiros especializados em cuidados respiratórios é igualmente sublinhada, sendo esta uma área crítica para a Saúde Pública com as doenças respiratórias a representarem a terceira causa de morte no nosso país. Assim, para Lucía Méndez González, torna-se essencial “o reconhecimento de que investir na Enfermagem é investir na saúde de todos”.
No entanto, nesta data, importa ainda referir que, apesar da sua extrema relevância, “a Enfermagem enfrenta diariamente desafios significativos, como a sobrecarga de trabalho devido à escassez de profissionais e os riscos ocupacionais, incluindo a exposição a doenças e o burnout”.
Para assinalar o dia, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia divulga um vídeo com a participação de vários enfermeiros e que pretende reforçar a mensagem de que a Enfermagem não só salva vidas, como também transforma realidades – garantindo o acesso equitativo à saúde e fortalecendo as comunidades.