A.N.D.A.R. inicia ciclo de conferências
A A.N.D.A.R. – Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide – dá início hoje ao seu ciclo de conferências, dedicado a temas fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida dos doentes. A 1.ª conferência será subordinada ao tema “O sono nas doenças reumáticas e o seu impacto na saúde mental” e terá como oradores Teresa Paiva, médica neurologista, Diretora Clínica do CENC – Centro de Medicina do Sono, e Gustavo Jesus, médico psiquiatra e Diretor Clínico PIN Lisboa.
De acordo com dados recentes de uma pesquisa da Associação Portuguesa do Sono, metade dos adultos em Portugal dorme menos de seis horas por noite, número inferior ao recomendado, que se situa entre as sete e as oito horas. Uma situação com particular impacto nas pessoas com artrite reumatoide: dados de um estudo sueco, que seguiu doentes ao longo de 12 anos, revelam que quase quatro em cada 10 vivem com alguma forma de perturbação do sono, sendo a dor a principal responsável pelas noites mal dormidas, o que pode contribuir para o agravamento dos sintomas.
Este é então o primeiro tema de um ciclo de conferências que se distingue por incluir temas propostos pelos próprios doentes, configurando um espaço de reflexão sobre questões que verdadeiramente impactam o seu dia-a-dia. O objetivo é partilhar não apenas informação especializada, mas permitir também a possibilidade de debate e esclarecimento de dúvidas.
“A A.N.D.A.R. assume como um dos seus principais objetivos o apoio aos doentes. Com este ciclo de conferências que agora iniciamos, queremos esclarecer e refletir sobre temas com um impacto direto na sua qualidade de vida”, refere Arsisete Saraiva, presidente da A.N.D.A.R. “Através de momentos com especialistas de referência em diferentes áreas, queremos disponibilizar informação que os ajude a gerir melhor a sua patologia e a esclarecer dúvidas. A informação e o conhecimento constituem ferramentas de extrema importância na defesa dos seus direitos”, conclui a presidente da A.N.D.A.R.
Mais informações e inscrições nesta 1.ª conferência através do contacto:
Tel. 217 937 361
TM 919 939 103