30 de outubro – Correr e caminhar contra o AVC

Em Braga, pelo terceiro ano consecutivo, o Dia Mundial do AVC vai ser celebrado com uma corrida e caminhada pela cidade. Segundo Carla Ferreira, neurologista do Hospital de Braga, e membro da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), esta iniciativa “pretende chamar a atenção para a prevenção da doença vascular pela prática de exercício físico enquadrada num estilo de vida saudável”. O dia Mundial do AVC assinala-se a 29 de outubro e a corrida/caminhada terá lugar no dia seguinte.

A ideia surgiu em 2014 da parte de alguns elementos do Serviço de Neurologia do Hospital de Braga que já praticavam corrida “e foi abraçada de forma entusiástica pela SPAVC, pela Administração do referido hospital e pela Câmara Municipal de Braga”, acrescenta a especialista. Este ano, a iniciativa conta com um novo parceiro: o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho.

“Esta iniciativa pretende chamar a atenção para a prevenção da doença vascular pela prática de exercício físico enquadrada num estilo de vida saudável”

Para além do exercício físico, “serão entregues aos participantes na corrida folhetos informativos sobre o AVC, medidas de prevenção e estratégias terapêuticas” adianta Carla Ferreira. Além disso, serão feitos rastreios e inquéritos à população, no sentido de avaliar o risco de AVC. “Faremos questionários sobre os hábitos de vida, como o consumo de tabaco ou de bebidas alcoólicas, assim como avaliações da pressão arterial, do ritmo arterial do pulso, do peso, dos valores glicémicos e do colesterol”, explica a Dr.ª Carla Ferreira.

Embora seja uma sociedade científica inclui nos seus objetivos “a educação do público em geral sobre este flagelo e como o evitar, pelo que apoia e patrocina sempre as atividades desta natureza”, sublinha.

Tendo em conta a experiência das edições anteriores, a neurologista acredita que este ano o número de participantes pode chegar aos 2000. Para quem queira ainda inscrever-se, pode consultar a página do Hospital de Braga www.hospitaldebraga.pt “A inscrição será validade mediante um contributo de 2€ no momento em que é feito o levantamento dos kits de participação”.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt
Secured By miniOrange