4 de março – Dia Mundial da Obesidade | Doença Renal Crónica e obesidade

No âmbito do Dia Mundial da Obesidade, assinalado a 4 de março, Luís Coentrão, nefrologista da ULS S. João e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, esclarece qual a ligação entre a obesidade e a doença renal crónica.

A obesidade e o excesso de peso atingiram proporções pandémicas em todo o mundo. Na Europa, a prevalência da obesidade é de até 20%. Paralelamente à obesidade, a prevalência da doença renal crónica (DRC) está a aumentar, com estimativas que rondam os 8-16% em todo o mundo.

A obesidade está associada à progressão da DRC, independentemente da patologia subjacente. Contudo, os mecanismos pelos quais a obesidade inicia e/ou está envolvida na progressão da DRC não são bem compreendidos.

Paradoxalmente, na doença renal crónica terminal (doentes hemodialisados), a obesidade está associada a uma melhor sobrevida. Nestes doentes, a perda de peso foi associada a uma mortalidade mais elevada. No entanto, a desnutrição e outros processos patológicos que causam perda de peso não intencional podem assumir um papel confundidor.

Apesar da obesidade ser um problema importante nos doentes com DRC, o tratamento da obesidade nestes doentes não tem merecido a atenção devida. As intervenções no estilo de vida são a primeira linha de tratamento em todos os doentes. Contudo, eles são bem-sucedidos apenas em uma minoria. A segunda opção de tratamento é a cirurgia bariátrica, que é segura em doentes com DRC e leva à perda de peso profunda e sustentada, estando associada a um efeito renoprotetor e a um melhor controlo dos fatores de risco para DRC. A terceira opção é a farmacoterapia. Os medicamentos antiobesidade existem há muito tempo, mas a maioria oferecia apenas uma modesta perda de peso e estava associada a muitos efeitos colaterais. Nos últimos dois anos surgiram avanços farmacológicos promissores no tratamento da obesidade. Aguardam-se resultados de estudos mais definitivos no cenário de pacientes com DRC.

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt