4º Congresso do Internato Médico: dois dias dedicados à urgência hospitalar

A Academia CUF organiza nos dias 14 e 15 de setembro o 4º Congresso do Internato Médico. Este quarto congresso vai decorrer no Hospital Vila Franca de Xira, no Auditório do Centro Reynaldo dos Santos, e é dedicado ao serviço de urgência, debruçando-se sobre vários temas multidisciplinares.

A primeira intervenção logo após a sessão de abertura está a cargo de Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, e irá abordar um dos temas quentes da atualidade: o futuro do jovem especialista. O congresso continua com conferências e mesas redondas que irão debater os vários procedimentos das Vias verdes, da traumatologia, do “Damage Control”, do “Internato Médico e VMER”, da especialidade de medicina intensiva, da Imagiologia da urgência e de situações específicas de urgência, como a dificuldade respiratória na criança, os abcessos cervicais, a anafilaxia e a dor abdominal na grávida.

No dia 15 decorrem vários workshops temáticos que visam desenvolver competências essencialmente práticas. Irão decorrer os workshops: “Eletrocardiograma no SU”,  “Ventilação não invasiva” e “Via aérea pediátrica”; será também oferecido um Curso de sutura básica.

O congresso é dirigido a Internos de Ano Comum e Internos de Formação Específica, cujo Internato Médico esteja a ser desenvolvido nas Unidades da José de Mello Saúde, na rede CUF, no Hospital de Braga ou no Hospital de Vila Franca de Xira. A edição deste ano é marcada pela abertura à participação de internos de outras unidades de saúde que “responderam massivamente ao apelo, esgotando o congresso”, comunicou a Academia CUF.

Para mais informações consulte aqui o programa do congresso.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt