“Na Bexiga Mando Eu” invade metro, barcos e comboio
Para assinalar a Semana e o Dia da Incontinência Urinária (5 a 11 de março/14 de março), a campanha “Na Bexiga Mando Eu” vai invadir os transportes públicos numa ação de sensibilização para o impacto que a Bexiga Hiperativa pode ter na qualidade de vida das pessoas.
“Na Bexiga Mando Eu” é uma plataforma online, pioneira em Portugal, com o apoio da Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia. Esta campanha que começou no dia 7 de março e decorre até dia 14, invade o metropolitano de Lisboa e do Porto, Metro Transportes do Sul, Soflusa, Transtejo, Clube Náutico de Almada e a Fertagus, vestidos de amarelo e roxo como forma de alerta para a problemática da Bexiga Hiperativa. Esta ação de sensibilização, para além de alertar para esta problemática, pretende também desmistificar esta patologia, destacando a existência de estratégias e de tratamento, que permitem um maior controlo da bexiga. A Bexiga Hiperativa afeta cerca de 1.700.000 portugueses com mais de 40 anos, em qualquer sexo. Caracteriza-se por uma necessidade urgente de urinar, de ir frequentemente à casa de banho e, inclusivamente, de perdas de urina.
Para Custódia Gallego, embaixadora da campanha, “a campanha Na Bexiga Mando Eu é de extrema importância porque permite apoiar e levar informação de qualidade às pessoas que sofrem de Bexiga Hiperativa. Os doentes merecem saber que podem melhorar a sua qualidade de vida, através de estratégias de controlo da bexiga, que promovem um estilo de vida mais saudável.”
Como parte da campanha Na Bexiga Mando Eu, o blog e página de Facebook disponibilizam dicas de alimentação e atividade física, esclarecendo dúvidas dos utilizadores, tudo por uma bexiga mais saudável.
Por Rita Rodrigues