Serviço de teleassistência alerta serviços médicos em caso de emergência
Foi apresentado na passada terça-feira, 5 de junho, no Hotel Intercontinental, em Lisboa, num pequeno-almoço para comunicação social, o novo serviço de teleassistência ‘Prosegur – Sempre Consigo’, numa parceria da Prosegur com a Cruz Vermelha. Na apresentação estiveram presentes responsáveis da Prosegur e Francisco George em representação da Cruz Vermelha.
O novo serviço de teleassistência tem a missão de acompanhar 24h/dia, sete dias da semana, pessoas idosas ou com doenças incapacitantes (Ex.: pessoas que sofrem de Alzheimer, mas há muitas mais aplicações). Este serviço de teleassistência alerta serviços médicos em caso de emergência e regista a localização da pessoa em eventuais situações de desorientação ou perda. O aparelho tem uma série de funções que mantêm o idoso sob uma rigorosa vigilância e os familiares tranquilos. A pessoa segura não perde a autonomia, que tanto valoriza, e o cuidador tem a certeza de que será avisado, caso algo aconteça.
No caso de ocorrer uma queda, o próprio aparelho emite um alerta para o Centro de Atendimento Médico – funciona 24 horas por dia – que de imediato avisa o cuidador ou o familiar de contacto e, se a situação assim o justificar, os serviços de emergência médica. Além disso, o idoso pode premir o botão de emergência para entrar em contacto com o centro de atendimento, que atua em conformidade com a situação identificada. O dispositivo permite ainda emitir um aviso de inatividade, sempre que estiver inativo mais de 48 horas. Além disso, a cada 15 dias os serviços médicos realizam uma chamada de rastreio para o idoso, transmitindo o resultado desse acompanhamento ao cuidador ou familiar de contacto.
Por Rita Rodrigues