Uma nova LUFADA sobre a apneia do sono
A Associação Portuguesa do Sono (APS) vai realizar no dia 7 de dezembro, no Hotel Vila Galé, em Braga, a 4.ª edição da Lufada, Lufada 4.0, um encontro dedicado às principais perturbações respiratórias do sono, desde criança até à idade adulta.
A Lufada 4.0 será um evento centrado na Síndrome de Apneia do Sono (SAS) – que constitui uma das pandemias do século XXI, afetando um terço da população dos países desenvolvidos. Na maioria dos casos, a SAS está associada às doenças cardio e cerebro-vasculares, representando um enorme impacto nos recursos de saúde. Não há capacidade de resposta e são necessários novos métodos de diagnóstico simples, eficientes e capazes de capturar a complexidade da SAS. As diferentes formas de apresentação da doença exigem tratamentos personalizados, mas tudo está por definir, constituindo um profundo desafio para a nova geração de profissionais.
Nesta edição, o programa desenvolve-se em torno das seguintes temáticas: O Melhor de Vancouver na Apneia de Sono (Erna Arnardóttir), Novos Desafios na Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (Teofilo Lee-Chiong), Sono nas Doenças Crónicas (João Machado, Patrícia Mota e Vitória Martins), Perturbação Neurocognitiva na Patologia Respiratória do Sono na Criança (Silvia Miano), Telemedicina na SAS (Mikel Azpiazu).
Como habitualmente, o programa conta com uma tarde de workshops, sobre Diagnóstico, Tratamento e Seguimento da SAS no adulto e um workshop dedicado à Pediatria, que constituem uma verdadeira oportunidade de interação, atualização e debate.
Consulte aqui o programa.