Mais de 6000 doentes com doença inflamatória do intestino por controlar

Em Portugal, vivem aproximadamente 24 000 pessoas com Doença Inflamatória do Intestino (DII). Este número tem aumentado 5% ao ano, existindo mais de 6 mil doentes por controlar. Segundo um estudo desenvolvido pela IQVIA, para a Janssen, trata-se de uma doença que é urgente controlar, não só pela proteção da qualidade de vida dos doentes, como pelos custos associados que, em Portugal, ascendem aos 146 milhões de euros.

Segundo o estudo, os custos diretos relativos à DII, em Portugal, atingem os 87 milhões de euros, ou seja,  cerca de 3.600 euros/doente, dizendo respeito a consultas, urgências, hospitalizações, cirurgias, medicamentos, exames e transporte.

Esta doença representa para o sistema de saúde 2148 hospitalizações/ano, 272 cirurgias e 48 000 exames.

Um dos coautores do estudo, Professor Doutor Fernando Magro do Centro Hospitalar e Universitário de São João, refere que “É importante conhecer estes números, pois têm uma expressão considerável nos custos globais e na qualidade de vida dos doentes, embora pudessem ser mitigados. Num outro estudo desenvolvido, identificámos que 33% das hospitalizações são, de facto, re-hospitalizações que, além de mais onerosas, poderiam ser muitas vezes evitadas com um acesso atempado às terapêuticas adequadas e acompanhamento adequado da doença.”

Os restantes 59 milhões de euros dos custos globais  são custos indiretos, relacionados com o absenteísmo, presenteísmo e reforma antecipada. Os doentes faltam em média 15 dias/ano ao trabalho devido à doença e a redução de produtividade durante o horário de trabalho converte-se em 14 dias adicionais de absenteísmo.

Como alerta a Presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, “em média vivemos 40 anos com a doença, mas acredito que com a pandemia esta situação e a qualidade de vida irão piorar. Para além de ser uma doença com muitos custos indiretos, este ano muitos mais doentes viram a sua doença descontrolar-se devido à dificuldade de acesso a cuidados de saúde. Na semana em que se fala deste problema, urge lembrar esta doença que traz uma redução de 25% na qualidade de vida dos doentes e que precisa de mais atenção”.

O estudo detalha ainda que 15% dos doentes com DII, em Portugal, vão a outro hospital que não o do seu distrito. Fazem-se aproximadamente 120.000 consultas por ano devido à DII.

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt