Update em Medicina 2026 regressa com novo modelo de sessões simultâneas no Algarve
O Update em Medicina 2026 terá lugar entre 16 e 18 de abril de 2026, no Hotel Algarve Marriott Salgados, assinalando o regresso de um dos mais relevantes encontros nacionais de formação médica contínua.
A edição de 2026 mantém o formato híbrido das edições anteriores, agora num espaço renovado, e distingue-se pela introdução de um novo modelo programático, com sessões estruturadas por áreas temáticas, integrando múltiplas sessões, por vezes em simultâneo. Este modelo permitirá a cada participante construir um percurso formativo personalizado, ajustado às suas áreas de interesse e às exigências da prática clínica. De salientar a possibilidade de valorização curricular através da realização de uma avaliação facultativa em cada área temática, permitindo a consolidação dos conhecimentos adquiridos.
Para além dos já reconhecidos casos clínicos interativos, o Update em Medicina introduz novos formatos pedagógicos, nomeadamente debates de prós e contras sobre temas controversos da prática clínica, cursos práticos hands-on com especial enfoque em áreas como Reumatologia – Doença Osteoarticular e Neurologia, sessões de perguntas e respostas com especialistas, palestras sobre temas atuais e atividades de gamificação, incluindo o “Update Peddy Paper”.
Com uma carga horária total prevista superior a 30 horas, o programa científico abrange múltiplas áreas terapêuticas, entre as quais Doença Cardiovascular (4h00), Infeciologia (3h15), Saúde Mental (1h30), Nutrição e Saúde Digestiva (1h30) e Saúde da Mulher e Saúde Materno-Infanti e Gestão Organizacional e Questões Éticas e Legais em MGF (3h15) e outros temas diversos. O programa contempla ainda sessões dedicadas a desafios emergentes da prática clínica e da sociedade, incluindo, entre outros:
- Pediatria e Tecnologia – “Ecrãs e Crianças: os perigos de um entretenimento fácil” e o impacto no neurodesenvolvimento;
- Saúde Mental – “Stress vs Burnout: a epidemia silenciosa do trabalho no século XXI”, bem como a abordagem da ansiedade e do pânico nos cuidados de saúde primários;
- Saúde da grávida – Abordagem da grávida com comorbilidades sob terapêutica farmacológica: avaliação, gestão da medicação e vigilância de sinais de alerta em cuidados de saúde primários.
- Nutrição – Análise crítica das principais “dietas da moda”, com foco nos benefícios, riscos e orientação prática;
- Geriatria – Cuidados integrados ao idoso fragilizado;
- Questões Éticas e Legais em Medicina Geral e Familiar – O essencial para a prática clínica;
- Cardiologia – Abordagem prática da insuficiência cardíaca, estenose valvular aórtica e da fibrilhação auricular.
- Gestão em Saúde – Gestão e Inovação em Unidades de Saúde Familiar: indicadores, valor em saúde e estratégias de melhoria.
O programa preliminar, os regulamentos e as inscrições estão disponíveis AQUI