Alterações climáticas, globalização e ambiente também em debate no Congresso de Neurologia 2017

O Congresso de Neurologia de 2017, organizado pela Sociedade Portuguesa de Neurologia, tem como tema “Alterações Climáticas, Globalização, Ambiente e Neurologia”. De dia 15 a dia 18 de novembro, no Hotel Sana Lisboa, vão ser discutidas as alterações climáticas como ameaça major à saúde.

O evento começou hoje com os cursos pré-congresso de Neuro-oftalmologia, curso de Neurossonologia, e o 6.º Simpósio de Enfermagem em Neurologia. O congresso, sujas sessões começam amanhã, consistirá em várias conferências e mesas redondas que irão discutir temas como a neurologia do comportamento, a neurotoxicologia, a esclerose múltipla, a neuropatologia, o AVC, as cefaleias, as doenças do movimento e a eplilesia.

Depois da sessão inaugural, que contará com uma conferência sobre alterações climáticas, protagonizada pelo Professor João Carlos Andrade Santos, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, irá realizar-se o “Torneio de Neurologia”, uma reedição do “Jogo do Luso”, um concurso que fez história nas reuniões da SPN, pondo à prova os conhecimentos de Neurologia dos participantes e promovendo o entretenimento e o convívio.

Sobre o tema escolhido para este ano, a Sociedade Portuguesa de Neurologia explica, em comunicado, que “cabe aos Médicos, no âmbito da sua atividade clínica e académica, colocarem-se não só ao serviço dos doentes na busca constante de métodos de diagnóstico e tratamento mais eficazes, mas também disponibilizarem o seu saber ao serviço da causa pública num âmbito mais global – informando, sensibilizando e influenciando os decisores políticos para que as melhores opções sejam tomadas no sentido de proteger o planeta e a Humanidade”. “As alterações climáticas tornaram-se numa ameaça major à saúde, pairando sobre a Humanidade a possibilidade de retrocessos e perdas incalculáveis se nada for feito. Esta é uma questão que nos deve preocupar a todos”.

O programa poderá ser consultado aqui.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt