APS e CNC lançam vídeo de sensibilização no âmbito do Dia Mundial do Sono

O Dia Mundial do Sono celebrou-se na passada sexta-feira, 16 de março. Neste sentido, a Associação Portuguesa do Sono (APS) e o Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra (CNC), em conjunto com o Exploratório/Ciência Viva Coimbra, realizaram uma sessão de sensibilização dirigida a alunos de uma escola do 1ºciclo. A iniciativa “Dormir é uma perda de tempo?”, que decorreu no Hemispherium do Exploratório, contou com a participação da médica pediatra Maria Helena Estevão, da APS, e de Ana Rita Álvaro, investigadora do CNC.

Os ciclos de sono são essenciais para o bem-estar do organismo e são regulados pelos ritmos circadianos. Estes ritmos são oscilações biológicas, de aproximadamente 24 horas, fundamentais para todas as células e seres vivos. Estas oscilações são condicionadas por estímulos como a luz/noite, temperatura, oxigénio e até exercício físico e alimentação. Para além do sono, muitos dos nossos processos fisiológicos variam também ao longo dessas 24 horas, como a produção de hormonas ou a temperatura corporal.

A Associação Portuguesa de Sono (APS) e o Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra (CNC) assinalaram o Dia Mundial do Sono como forma de alertar a população para este relógio circadiano e a importância de atender aos seus ritmos para conseguir uma vida saudável. Face a isto, produziram um vídeo de sensibilização para a população.

Veja aqui:

Vídeo APS

Por Rita Rodrigues


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt