Associação Portuguesa de Asmáticos lança campanha “Eu tenho a asma grave na mão”

Para assinalar o Dia Mundial da Asma,  neste dia 3 de maio, a Associação Portuguesa de Asmáticos lançou a campanha de sensibilização “Eu tenho a asma grave na mão”.

Segundo Mário Morais de Almeida, “quando a asma não está controlada, os doentes sentem uma limitação da sua qualidade de vida, sendo a doença causa frequente de faltas à escola ou ao trabalho, recursos ao serviço de urgência e internamentos hospitalares. Por isso, se toma medicação de crise (“SOS”) mais do que uma vez por semana, se tem mais do que uma noite mal dormida por mês e mais do que uma crise asmática por ano é possível que a sua asma não esteja controlada, pelo que deve consultar o médico”. O presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos acrescentou ainda que “tosse, pieira ou dificuldade em respirar desencadeadas pelos esforços físicos, riso ou choro são características de uma asma que não está controlada”.

RG-2

Mário Morais de Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos

A asma surge frequentemente na infância, embora possa manifestar-se em qualquer idade. “Infelizmente falta com frequência o diagnóstico, isto é, o reconhecimento das queixas que poderiam levar à indicação de um programa de prevenção, com a utilização de medicamentos, entre outras medidas. Por outro lado, quase metade dos doentes já diagnosticados estão mal controlados. E para controlar melhor é preciso tratar melhor e, infelizmente, quase 80% dos casos de asma grave não cumprem bem a medicação ou não têm acesso à medicação mais eficaz”, conclui Mário Morais de Almeida.

A asma em números

Estima-se que a asma afete cerca de 700.000 portugueses, dos quais, cerca de 10% sofrem de asma grave e são responsáveis por mais de 50 por cento dos custos totais desta doença. A asma é ainda responsável por mais de 50 mil hospitalizações/ano na Europa.

A Associação Portuguesa de Asmáticos tem como objetivo chamar a atenção dos doentes, profissionais de saúde e do público em geral para a asma como um problema global de saúde pública, aumentando a literacia sobre esta importante doença. Para mais informações consulte: www.apa.org.pt ou https://www.facebook.com/APAsmaticos/.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt