Campanha da APCL fala sobre os desafios dos cancros do sangue na primeira pessoa

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) está a assinalar o mês das doenças hemato-oncológicas – setembro – com uma campanha de sensibilização para a realidade destas patologias, na perspetiva de doentes, cuidadores, profissionais de saúde, entre outros. Esta ação conta com vários testemunhos em vídeo, disponibilizados nas várias plataformas online da Associação.

A APCL reuniu 24 histórias, contadas na primeira pessoa, com o objetivo de retratar o impacto dos cancros do sangue na forma de estar e encarar a vida não só do doente, cuidador, profissional de saúde, como também do dador e voluntário.

“Com esta iniciativa pretendemos mostrar a realidade das doenças hemato-oncológicas, de forma a criar empatia e compreensão face às condições desafiantes que se apresentam a todos os envolvidos. É importante chegar àqueles que não conhecem tão bem estas circunstâncias e é isso que esta campanha se propõe”, refere Manuel Abecasis, Presidente da APCL. “A APCL agradece a todos os que fizeram parte desta ação ao partilhar o seu testemunho pessoal”, acrescenta.

“Desde a sua fundação, a APCL procura estar próxima e dar apoio àqueles que vivem com doenças do sangue. Nos últimos anos, temos realizado vários projetos e iniciativas de forma a dar resposta ao que temos identificado como principais desafios dos doentes hemato-oncológicos em Portugal, nomeadamente através da Casa Porto Seguro, que é a primeira casa de acolhimento em Lisboa para doentes hemato-oncológicos e seus familiares, e grupos de apoio que promovem um espaço de partilha de conhecimento entre pessoas que vivem ou lidam com os cancros do sangue. A ideia é continuar o trabalho desenvolvido até aqui no sentido de chegar a cada vez mais doentes”, contextualiza Carlos Horta e Costa, Vice-Presidente da APCL.

A APCL tem como missão contribuir para aumentar a eficácia do tratamento das leucemias e outras neoplasias hematológicas, apoiando as famílias e os doentes, em especial os mais necessitados. É graças ao importante contributo de vários parceiros, voluntários e donativos, que a APCL continua a levar a cabo as suas iniciativas.

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt