CGI e Hospital Universitário de Helsínquia desenvolvem solução de IA para analisar tomografias computorizadas e detetar hemorragias cerebrais

A CGI (TSX: GIB.A) (NYSE: GIB) estabeleceu uma parceria com o Hospital Universitário de Helsínquia e a Planmeca, fabricante líder de dispositivos de imagem digital de alta tecnologia, para desenvolver uma solução de Inteligência Artificial (IA) que auxilia os radiologistas na interpretação de tomografias cerebrais e detetar os tipos mais comuns de hemorragias cerebrais não traumáticas. A colaboração neste ecossistema de investigação e inovação, denominado CleverHealth Network, faz parte da estratégia ambiental, social e de governação (ESG) da CGI.

A solução, denominada AI Head Analysis, foi recentemente aprovada para ser testada retrospetivamente no fluxo de trabalho do Hospital Universitário de Helsínquia. Isto significa que o radiologista e a Inteligência Artificial primeiro analisam as imagens de forma independente. Depois de o radiologista ter feito o seu diagnóstico pode comparar a sua avaliação com os resultados da IA. O projeto de investigação também abriu um ambiente de teste de baixo limiar e fácil de utilizar para todos os hospitais interessados em todo o mundo.

“Todos os anos, milhões de pessoas em todo o mundo são diagnosticadas com algum tipo de hemorragia cerebral – uma condição aguda que exige um diagnóstico rápido e exato. Só na Finlândia, são realizados anualmente mais de 180.000 exames de tomografias computadorizadas (TAC) à cabeça, a maioria dos quais em clínicas de emergência”, afirma Miikka Korja, Diretora de Inovação e docente de neurologia no Helsinki University Hospital.

“Este número está a aumentar de ano para ano, enquanto o número de radiologistas está a diminuir”, observa. “Além disso, a interpretação de tomografias computorizadas da cabeça requer tempo e conhecimentos especializados, mas a maioria das clínicas de emergência está muito ocupada. Para enfrentar esses desafios, fizemos uma parceria com a CGI e a Planmeca para desenvolver um novo tipo de solução de IA que usa algoritmos para detetar os tipos mais comuns de hemorragias cerebrais não traumáticas com rapidez e precisão.”

A solução analisa dados de diferentes dispositivos de imagem em hospitais para criar e testar clinicamente algoritmos alinhados com requisitos regulamentares rigorosos. Utilizando algoritmos de IA, a solução pode ajudar a detetar imagens de TAC à cabeça que requerem atenção urgente. Isto alivia a carga de trabalho dos radiologistas e acelera o tratamento por parte dos médicos de serviço.

Os algoritmos de IA da solução foram desenvolvidos em conjunto pela CGI, o Hospital Universitário de Helsínquia e a Planmeca. O hospital tem vindo a desenvolver algoritmos de IA há muitos anos e possui, atualmente, um arquivo digital com mais de 20 milhões de imagens. A CGI construiu a plataforma subjacente da solução no Microsoft Azure.

Até à data, a solução foi testada e validada de forma independente por vários hospitais, incluindo um dos maiores hospitais universitários da Suíça. A Neurology, uma das principais revistas médicas do mundo, publicou recentemente um artigo sobre estes diagnósticos baseados em IA.

“A AI Head Analysis é uma solução única e altamente inovadora que pode ajudar a salvar muitas vidas no futuro de uma condição difícil de detetar e tratar. A solução demonstra como a CGI está empenhada em utilizar a sua experiência e o poder da tecnologia para melhorar o bem-estar das comunidades e dos cidadãos”, afirma Leena-Mari Lähteenmaa, Presidente das operações da CGI na Finlândia. “Como a solução é independente de quaisquer dados de pacientes ou sistemas geridos por um determinado hospital, podemos disponibilizá-la a outros hospitais em todo o mundo. Esperamos que a solução possa também ser utilizada para promover o desenvolvimento de outras soluções de cuidados de saúde baseadas em IA no futuro.”

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt