Comissões de Trabalho da Sociedade Portuguesa de Pneumologia reúnem hoje e amanhã

Está a decorrer hoje a Reunião Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), em Sesimbra, e amanhã realiza-se a Reunião da Comissão de Trabalho de Doenças do Interstício e Doenças Ocupacionais, em Lisboa. O objetivo destas reuniões dirigidas aos profissionais de saúde das respetivas áreas é o de garantir uma atualização científica periódica e debater estratégias para o futuro.

A reunião de hoje tem como enfoque a ventilação não invasiva (VNI) com os temas “Realidade Ibérica em VNI: hábitos de prescrição em DPOC”, “Objetivos e indicações de VNI na DPOC” e “Set Up de VNI: modos ventilatórios”. Será também abordada a monitorização e novas estratégias de titulação em doentes difíceis.

Para além da discussão de casos clínicos, que pretende chamar ao debate todos os participantes, a componente prática é também integrante desta reunião, com quatro workshops práticos a decorrer durante a tarde: workshop prático rotativo de ventiladores, interfaces e telemonitorização, workshop de ventiladores, workshop de interfaces e workshop de telemonitorização.

Para além da discussão de casos clínicos, que pretende chamar ao debate todos os participantes, a componente prática é também integrante desta reunião, com quatro workshops práticos a decorrer durante a tarde: workshop prático rotativo de ventiladores, interfaces e telemonitorização, workshop de ventiladores, workshop de interfaces e workshop de telemonitorização

A reunião de amanhã será dedicada às doenças do interstício e doenças ocupacionais, área onde se tem verificado crescente interesse clínico e científico. Por englobar um grupo heterogéneo e vasto de entidades clínicas, continua a ser um desafio para o clínico, sendo necessária uma criteriosa correlação clínica, radiológica e anatomo-patológica. O tema escolhido para este ano é a “Pneumonia de Hipersensibilidade”, e conta com a presença do Dr. Ferrán Morell, fundador e Chefe de Serviço do Serviço de Pneumologia do Hospital Vall d’Hebron até 2014, com reconhecida experiência nesta patologia, em particular na investigação etiológica da Pneumonia de Hipersensibilidade. O período da tarde será reservado a uma mesa para discussão multidisciplinar de casos clínicos.

Mais informações: https://www.sppneumologia.pt


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt