COVID-19: ANL coloca capacidade laboratorial total ao dispor do país

A Associação Nacional de Laboratórios de Análises Clínicas, tendo em conta o desenvolvimento da pandemia da COVID-19 e ainda antes de a mesma ser decretada pelas autoridades de saúde mundiais como pandemia, disponibilizou, proativamente, às entidades públicas responsáveis os recursos que os seus representados possuem, em prol dos portugueses.

No seguimento dessa disponibilização, a ANL tem mantido contactos regulares com o Ministério da Saúde, a Direção Geral da Saúde, a ACSS, a ARS´s e o INSA. Nesse sentido, a associação informa, diariamente, a execução das 24h imediatamente anteriores de análises à COVID-19 por parte dos Laboratórios de Análises Clínicas Privados de Portugal. Também, numa base diária, informa a perspetiva de capacidade para as 72h imediatamente posteriores de processamento de análises à COVID-19 por parte dos Laboratórios de Análises Clínicas Privados de Portugal.

A ANL coloca à disposição das entidades públicas supra referidas toda a capacidade existente por parte dos Laboratórios de Análises Clínicas Privados de Portugal (previamente informada) aos preços acordados com as referidas entidades públicas, e com uma clara compressão dos mesmos tendo em conta o momento que o País atravessa.

A Associação entende que, na situação de Emergência que vivemos, não se devem categorizar os recursos existentes seja no público ou no privado, mas tão só, em recursos da Nação, sob gestão coordenada e centralizada nas entidades públicas competentes e para tanto se tem disponibilizado. Entende igualmente a ANL que, nestas circunstâncias que todos os dados e informações deverão ser preferencialmente e por coerência ser centralizada nas entidades públicas competentes.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt