Dia Mundial da Asma | SPP alerta para a importância do controlo da asma junto dá população mais jovem

“Não desvalorizes sintomas ligeiros. Controla a doença, aprende a vencer as tuas limitações” é a mensagem que, no âmbito do Dia Mundial da Asma (3 de maio) a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) pretende transmitir ao público mais jovem, sendo esta a doença crónica mais prevalente nesta faixa etária. “É com frequência que vemos jovens sintomáticos e limitados nas suas atividades por causa da asma. Nunca é de mais reforçar a importância de controlar esta doença e que o controlo pode e deve ser atingido proporcionando aos jovens asmáticos uma vida sem restrições” alertam Lígia Fernandes e José Manuel Silva da SPP.

Em Portugal estima-se uma prevalência de 6,8% desta doença, o que equivale a cerca de 700 mil portugueses, e de 8,4% nas crianças e adolescentes – cerca de 175 mil – com quase metade dos asmáticos a não terem a sua asma controlada (43% da população geral asmática e 51% das crianças). É, por isso, “de grande importância, a motivação do jovem para a adesão terapêutica, para a auto-gestão da doença, fazendo-lhe notar que esse é o caminho para atingir o controlo e acabar com as limitações das atividades da vida diária e de atividades desportivas”, referem os médicos pneumologistas.

“Não podemos aceitar sintomas respiratórios mesmo que sejam chamados de ‘habituais’. Mais do que não ter “crises”, não devemos aceitar as queixas persistentes ou recorrentes. Para atingir este controlo é fundamental a procura de ajuda adequada e uma correta adesão à terapêutica, sem receios e sem mitos” destacam Lígia Fernandes e José Manuel Silva.” Focando-se nesta mensagem elementar da importância de assumir o controlo da doença permitindo uma vida sem quaisquer limitações, a SPP promove, neste Dia Mundial da Asma, uma ação de sensibilização junto do público mais jovem através de sessões informativas em escolas secundárias.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt