Dia Mundial da Diabetes: Associações desafiam doentes a criar mote original

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) e a Diabetes Str assinalam o Dia Mundial da Diabetes com um evento a 13 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém. Rastreios, teatro, atividades físicas e sessões educativas que ajudam a (con)viver com a diabetes preenchem este dia que junta pais e crianças com diabetes tipo 1. A iniciativa vem para ficar e a organização lança um desafio para que pais, jovens e crianças criem o mote das próximas edições.

Como explica a presidente da AJDP, Paula Klose “Com o evento do Dia da Diabetes pretendemos, através de momentos de diversão mas também de educação, ajudar todas as pessoas que direta ou indiretamente vivem com a diabetes tipo 1”. Ao longo de todo o dia vão decorrer aulas de zumba, ioga, rastreios e palestras sobre a alimentação na diabetes, o tratamento e formas de melhor conviver com a doença. O evento tem entrada gratuita mas a inscrição é aconselhada até dia 12 de novembro.

“Será um dia rico em informação, novidades na área da diabetes mas, sobretudo, com muita diversão e partilha de experiências. O evento pretende consciencializar para desmistificar e mostrar que não há razões para o preconceito, passando a mensagem de que a diabetes não nos limita”, comenta Paula Klose convidando todos para se juntarem ao Dia da Diabetes.

“Com o evento do Dia da Diabetes pretendemos, através de momentos de diversão mas também de educação, ajudar todas as pessoas que direta ou indiretamente vivem com a diabetes tipo 1. Será um dia rico em informação, novidades na área da diabetes mas, sobretudo, com muita diversão e partilha de experiências. O evento pretende consciencializar para desmistificar e mostrar que não há razões para o preconceito, passando a mensagem de que a diabetes não nos limita”

A AJDP e a Diabetes Str lançam ainda um desafio a todos através de um passatempo para a criação de uma frase que inclua as palavras “Diabetes” e “Santarém” e que deve ser enviada para o endereço de email da organização: diabetesstr@gmail.com. Cada uma das frases será posteriormente colocada na página de Facebook do evento e a mais criativa e que conseguir mais gostos será a vencedora. A frase será o slogan das próximas edições do Dia Mundial da Diabetes e o vencedor receberá, ainda, um dispositivo inovador para a medição de glicose. O segundo e terceiro lugar também receberão várias surpresas. Todos os prémios serão entregues no dia 13, no decorrer do evento.

Para consultar o programa do evento Dia da Diabetes e fazer inscrição, basta aceder ao site do evento: https://diabetesstr.wixsite.com/diabetesstr.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt