Epilepsia – Conceitos, diagnóstico e tratamento

Na semana em que se assinala o Dia Internacional da Epilepsia (13 de fevereiro), uma iniciativa do Bureau Internacional para a Epilepsia (IBE) e pela Liga Internacional Contra a Epilepsia (ILAE), a LIDEL apresenta um livro coordenado por José Pimentel e Carla Bentes que ajuda a compreender melhor esta doença.

Epilepsia – Conceitos, Diagnóstico e Tratamento é “um livro imprescindível à compreensão de uma doença sem cura, caraterizada por ataques que resultam de uma atividade excessiva das células nervosas, e que afeta mais de 65 milhões de pessoas em todo o mundo”, como pode ler-se no comunicado que a LIDEL enviou para os meios de comunicação.

Frequentemente conhecida como um conjunto de transtornos neurológicos, a epilepsia é responsável por ataques recorrentes sem uma causa subjacente definida. De duração e intensidade variável, os ataques epiléticos condicionam já o dia-a-dia de 1% da população mundial, ou seja, mais de 65 milhões de pessoas. Para encorajar quem sofre desta alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, desde 2015 começou a assinalar-se o Dia Mundial da Epilepsia que este ano se assinala hoje.

“Frequentemente conhecida como um conjunto de transtornos neurológicos, a epilepsia é responsável por ataques recorrentes sem uma causa subjacente definida. De duração e intensidade variável, os ataques epiléticos condicionam já o dia-a-dia de 1% da população mundial, ou seja, mais de 65 milhões de pessoas. Para encorajar quem sofre desta alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, desde 2015 começou a assinalar-se o Dia Mundial da Epilepsia que este ano se assinala hoje”

Pela complexidade e origem desconhecida da doença, pelo desafio que é viver com epilepsia ou acompanhar um familiar epilético, o novo livro da LIDEL pretende, através da participação de 38 especialistas, contribuir para o enriquecimento e aquisição de novos conhecimentos sobre esta patologia, possibilitando a todos uma melhoria da qualidade de vida.

Dividido em quatro partes e englobando no seu conteúdo informações de relevância na área das modalidades terapêuticas, dos meios complementares de diagnóstico, etiologias, entre outras, “Epilepsia – Conceitos, Diagnóstico e Tratamento” surge numa altura em que urge a necessidade de apresentar, em português, um auxiliar sobre o tema que dê resposta às atuais necessidades dos médicos e profissionais de saúde.

Com uma crescente observação do aumento de internamentos de doentes em Crises Epiléticas nas enfermarias de medicina ou neurologia, e com um aumento exponencial de consultas de Epilepsia em Portugal, este novo livro ensina a viver com a doença e com as suas múltiplas consequências que passam tanto por défices cognitivos, perturbações psicológicas ou mesmo estigmatização social.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt