III Congresso Nacional das Associações das Pessoas com Diabetes destaca a importância das redes de cuidados nesta doença

A Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes (FDAP) vai realizar, nos dias 6 e 7 de maio, o III Congresso Nacional das Associações de Pessoas com Diabetes. O evento, que terá lugar na Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, tem como tema “As redes de Cuidados na Diabetes”.

O congresso, que procura desmistificar a Diabetes, irá abordar a importância das redes de cuidados, desde a família aos cuidadores, passando pelas equipas de saúde e as instituições, conferindo-lhes um papel fundamental na gestão da Diabetes e na melhoria das condições de vida de quem lida todos os dias com esta doença.

Para além do debate sobre quais são e como funcionam as Redes de Cuidados na Diabetes, será também discutido o estado atual em Portugal e as previsões para o futuro, no que respeita às práticas médicas, terapêuticas e terapias nesta área.

Mundialmente, a diabetes afeta mais de 425 milhões de pessoas. Em Portugal cerca de 13% da população vive com esta patologia e grande parte das vezes os doentes não têm o acompanhamento necessário para conseguirem ter uma melhor qualidade de vida.

Os profissionais de saúde, a indústria farmacêutica, as associações de apoio e também os familiares e os amigos de pessoas com Diabetes têm um papel fundamental na educação e na promoção de hábitos mais saudáveis, de forma a melhorar a vida destes doentes.

Para Emiliana Querido, Presidente da FPAD, “este III Congresso Nacional da Federação Portuguesa Das Associações De Pessoas Com Diabetes pretende abordar um tema tão importante no dia-a-dia das pessoas que vivem com esta doença. As doenças não são só de quem vive com elas, mas também das pessoas à sua volta, que têm diferentes papeis, mas todos eles importantes. Ninguém sobrevive sozinho e para nós é fundamental dar a devida importância a todos aqueles que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida de quem vive com esta patologia. Acredito que com a realização das várias edições deste congresso vamos contribuindo para melhorar a literacia em saúde nesta área e que a cada ano estamos a melhorar um pouco a vida dos doentes, contribuindo para que tenham uma melhor qualidade de vida.”

As inscrições para o congresso já estão abertas e pode consultar o programa AQUI

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt