Nippon Gases Healthcare renova e amplia certificado de qualidade em plena pandemia COVID-19

Prestador de Cuidados de Saúde ao Domicílio adapta-se rapidamente de forma a reforçar os padrões de segurança e qualidade.

 Os prestadores de serviços com um alto grau de compromisso com a qualidade e com a segurança em todos os seus processos e, de forma especial, as que trabalham diariamente na prestação de cuidados de saúde, viveram de uma forma muito particular o estado de emergência decretado para enfrentar a pandemia causada pela COVID-19.

No caso da Nippon Gases Healthcare, “as atividades de certificação e garantia de qualidade não pararam por um minuto, pois a qualidade esperada e certificada dos medicamentos e dispositivos médicos utilizados na prestação do serviço, mas principalmente, a forma como a prestação do serviço no domicílio é efetuada (de forma a proteger e ser protegido) devem ser asseguradas em todas as circunstâncias (inclusivamente em situações de contingência)”, refere o prestador em comunicado.

Por esse motivo, no auge da crise causada pelo coronavírus, “foram adaptadas e replanificadas todas as renovações no âmbito da certificação do sistema integrado de gestão da qualidade (ISO 9001: 2015), passando com êxito pelas diferentes auditorias.

Para chegar a este ponto foram colocados em funcionamento “novos modelos de trabalho entre todos os ‘atores’ envolvidos nos processos da gestão global do atendimento da Nippon Gases Healthcare aos seus doentes”. As limitações de deslocação que surgiram com a COVID-19 foram superadas com perfeição por toda a equipa envolvida, conforme confirmado pela diretora técnica, Yolanda López, que destacou “o nível de adaptação e compromisso de colaboração foi máximo tanto pelos colegas de Nippon Gases Healthcare, como pela equipa de auditoria”.

“Da mesma forma, embarcámos com sucesso e ampliámos a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de Produtos de Saúde (ISO 13485: 2016) ao processo de limpeza, manutenção e desinfeção na reutilização de dispositivos médicos para cuidados respiratórios domiciliários. Esta certificação permite garantir aos nossos doentes a implementação de processos de segurança máxima para os seus dispositivos e, por conseguinte, para a sua saúde”, conclui Yolanda López.

 Confiança dos doentes, dos serviços de saúde e dos prescritores

Este processo torna-se especialmente importante num momento em que é fundamental garantir a desinfeção dos dispositivos destinados a atender as necessidades respiratórias do doente, proporcionando confiança adicional a todos os envolvidos, incluindo os serviços de saúde e os prescritores.

Para a Nippon Gases Healthcare, nas palavras do seu Diretor Geral, Jorge Huertas: “a satisfação de ter alcançado este objetivo é dupla, por um lado, conseguimos adaptar-nos rápida e adequadamente às medidas necessárias para poderem realizar as auditorias de forma digital, cumprindo as medidas aprovadas pela entidade certificadora. Por outro lado, o resultado é, ainda mais valioso pois a nossa experiência nos processos de certificação confirmou que o processo realizado de forma virtual foi mais rigoroso e exaustivo do que o realizado de forma presencial”.

 

Tradução e adaptação do artigo publicado no site Redacción Médica em 29 de junho de 2020


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