Nova plataforma sobre VIH para sensibilizar os mais jovens

No ZEROVIH.PT, os jovens podem encontrar informação sobre a infeção e respostas às perguntas mais frequentes em caso de diagnóstico. Para este projeto, a MSD Portugal convidou Clara Não para ilustrar esta nova plataforma.

Juventude é sinónimo de descoberta e aventura. É nesta etapa de vida que começa o despertar da sexualidade, sendo de extrema importância que o mesmo seja feito de forma consciente, informada e segura. Contudo, os jovens portugueses parecem seguir uma tendência europeia que aponta para uma menor utilização do preservativo nas suas relações sexuais, ficando vulneráveis a infeções sexualmente transmissíveis, como é o caso do VIH.

Para ajudar as camadas mais jovens da população a explorar o tema da sexualidade de forma segura e a compreender melhor este vírus, a MSD Portugal lança o projeto ZEROVIH.PT, uma plataforma, desenvolvida com o apoio da ilustradora e Digital Influencer Clara Não, que tem como objetivo agregar conteúdos de sensibilização para os comportamentos de risco que levam à propagação do VIH.

O mote desta plataforma, lançada no dia 4 de setembro, Dia Mundial da Saúde Sexual, assenta no compromisso de fazer parte de um movimento de sensibilização e de erradicação de uma doença possível de ser controlada através da alteração de comportamentos. Para alcançarmos uma geração ZERO VIH, é preciso ZERO comportamentos de risco e, no caso de infeção já existente, uma carga viral indetetável, através da toma regular da medicação.

Apesar de ser considerada uma doença crónica, a infeção por VIH continua a ter uma conotação negativa e estigma associado. O momento do diagnóstico pode ser assustador. A informação é uma dimensão essencial para lidar de forma tranquila com o vírus.

Na plataforma ZEROVIH.PT os jovens vão encontrar de forma simples, sucinta e sem tabus, através das ilustrações da Clara Não, respostas às mais variadas perguntas relacionadas com a infeção, desde informação sobre os comportamentos de risco, até ao percurso que deve ser feito em caso de diagnóstico positivo.

A plataforma ZEROVIH.PT está inserida no VIHDA.pt, um portal de literacia sobre VIH/SIDA, desenvolvido pela MSD Portugal e que conta com o patrocínio científico da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA e da Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica, assim como o apoio da Associação Abraço, da Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde, do Grupo Ativistas em Tratamento, da Associação Positivo e da Ser +, Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA.

A MSD pretende contribuir ativamente, com esta e outras iniciativas, para a melhoria da saúde sexual em todas as fases da vida e atuar na redução do estigma e da transmissão, proporcionando às gerações vindouras um futuro sem VIH.

 


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt