Novartis junta-se à SPAIC e lança campanha nacional “À flor da pele”

A Novartis, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) assinalam, a nível nacional, o Dia Mundial da Urticária, celebrado anualmente a 1 de outubro, com o lançamento de uma campanha cujo conceito, “À flor da pele”, pretende sensibilizar a população em geral para a existência e sintomas da urticária crónica espontânea.

Além de chamar a atenção para a patologia em si, bem como para as implicações que pode ter no nosso dia-a-dia, esta campanha pretende ainda demonstrar que é possível viver bem com urticária e que com um diagnóstico e tratamento acertados é possível andar “com a confiança à flor da pele”, mesmo que esta tenha urticária. De forma a sensibilizar para esta doença, a campanha chama claramente a atenção para os sintomas mais comuns de Urticária Crónica Espontânea (UCE), como manchas avermelhadas e com relevo, comichão intensa e inchaço (edema), destacando a necessidade das pessoas procurarem um especialista em dermatologia ou imunoalergologia e, assim, obter o seguimento e tratamento adequados.

Com a assinatura #eusouatuarede, pretende-se gerar um movimento nacional que envolva a maior “mancha” possível na sociedade, para que se reconheça o impacto desta doença. A campanha deste ano envolve ainda as dimensões de #cuidadosàflordapele, que pretende divulgar alguns conselhos práticos para o aumento do bem-estar, e de #peguntasàflordapele, que terá uma componente de respostas nas redes sociais para desmistificar junto da comunidade alguns temas associados à UCE.

Pelo quinto ano consecutivo a Novartis e a SPAIC desenvolveram uma campanha de divulgação da UCE, reconhecendo a necessidade de informação e sensibilização da sociedade para esta doença que continua subvalorizada, vista muitas vezes apenas como um problema estético e não como uma doença crónica de pele com elevado impacto na vida dos doentes. Cerca de 30,9% dos doentes com urticária crónica reportam um elevado impacto na sua qualidade de vida. Este ano, a campanha conta ainda com a colaboração da APUrtica – Associação Portuguesa de Doentes de Urticária, criada recentemente para ajudar a dar maior visibilidade à UCE e apoiar as pessoas que sofrem desta doença.

Com uma comunicação diversificada e suportada em diferentes segmentos de media e plataformas digitais, nomeadamente o Instagram e o site da Novartis, o foco da campanha mantém-se assim na criação de informação para os doentes com urticária e para todos os que possam ter contacto com esta doença. Através dos seus canais de comunicação, a SPAIC tem disponíveis materiais educativos sobre urticária para a população (recentemente sobre COVID-19 e urticária) bem como várias ações de formação sobre urticária para profissionais de saúde.

Para mais informações sobre urticária, visite, por favor, o website: https://www.umapeleparaavida.pt e o Instagram “uma pele para a vida”, disponível em: https://www.instagram.com/umapeleparaavida

 


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