Projeto “Geração Saudável” continua a sua missão: prevenir patologias com estilos de vida saudáveis

Entre abril e junho, o projeto “Geração Saudável”, continua o seu percurso pelas escolas do 2º e 3º ciclos do país, este ano com foco na Diabetes e na promoção do uso responsável do medicamento no tratamento desta patologia.

Promovido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da empresa farmacêutica Novo Nordisk, o programa tem como missão educar e estimular os jovens e crianças para a importância da prevenção da saúde, que é conseguida com estilos de vida saudáveis, e também quer lançar o alerta sobre as patologias que estão associadas a estilos de vida menos ativos.

Este ano a temática abordada é a Diabetes, que é considerada uma das maiores preocupações nacionais: “Os dados mais recentes sobre a Diabetes em Portugal revelam que se verificou um crescimento na ordem dos 13,5% na prevalência da patologia entre 2009 e 2015, pelo que este tipo de iniciativas são extremamente relevantes” refere Ema Paulino, presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, que considera este tipo de iniciativas um importante agente de mudança de estilos de vida menos saudáveis.

O projeto tem também como propósito a valorização do papel do farmacêutico na sociedade, como interveniente ativo no âmbito da saúde pública, através da realização de ações de formação dinâmicas e versáteis. É dirigido às gerações jovens, mas também aos seus professores e familiares e vai estar presente tanto em escolas públicas como privadas, nas regiões centro, sul e oeste, em 25 localidades e em 30 escolas.

Este é o 5º ano da iniciativa, que prevê chegar a 12500 alunos e a 600 professores, para falar de um “tema que continua a ter a maior pertinência e sobre o qual continuam a existir muitas dúvidas e mitos por esclarecer”, a Diabetes, como menciona Ema Paulino.

 

Para saber mais sobre o projeto visite: https://www.facebook.com/GeracaoSaudavel/


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt