Área Reservada

Sessão de debate dedicada ao papel das ferramentas digitais na gestão do doente com AVC

Sessão de debate dedicada ao papel das ferramentas digitais na gestão do doente com AVC

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) organiza, durante a tarde de amanhã, um webinar dirigido a profissionais de saúde, com o objetivo de refletir sobre “o papel da tecnologia e das ferramentas digitais na gestão do doente com AVC”, dada a aceleração digital provocada pela pandemia de COVID-19. A iniciativa conta com o apoio da Allm.

“Sabemos que a tecnologia e os canais digitais são, mais do que nunca, incontornáveis na organização e funcionamento de qualquer âmbito de atividade”, salienta o neurologista João Sargento Freitas, moderador do webinar. “O setor da Saúde, exigindo uma colaboração estreita e permanente entre profissionais, tem um lugar de destaque quando avaliamos os benefícios de estratégias digitais e recurso às tecnologias de informação e comunicação para melhorar a prestação de cuidados de saúde aos doentes”, explica.

No que se refere particularmente ao AVC, “cada hora é valiosa e pode ser essencial para salvar a vida de uma pessoa ou menorizar o impacto de sequelas decorrentes do ataque cerebral”. Na ótica da SPAVC, é indubitável que a tecnologia tem facilitado o atendimento e tratamento dos doentes com AVC, o que viabiliza a recuperação de áreas do cérebro afetadas.

Mariana Dias, também moderadora da sessão, salienta que este cenário foi “intensificado com a aceleração digital exigida pela reestruturção dos cuidados de saúde face à pandemia COVID-19”. A especialista de Neurologia reforça a importância de refletir, no momento atual, sobre as aprendizagens consolidadas, “repensado o acompanhamento dos doentes nas várias fases de abordagem do AVC”.

Temas como a Telemedicina, as apps para smartphones úteis para “strokologistas”, as plataformas de comunicação entre pares, e as ferramentas de apoio ao tratamento multidisciplinar dos doentes, facilitando a partilha de dados e de exames imagiológicos para um melhor e mais rápido diagnóstico, estarão em debate na sessão de amanhã.

O painel de especialistas convidados a partilhar as suas experiências conta com nomes bem conhecidos no panorama nacional (Castro Lopes, Gustavo Santo, João Pedro Marto e Alexandre Amaral e Silva), bem como internacional (Carlos Molina), apelando à participação ativa da audiência para um debate profícuo e interativo.

Esta iniciativa, que conta com o apoio exclusivo da Allm, destina-se a profissionais de saúde, os quais poderão solicitar acesso através dos vários canais de comunicação da SPAVC.