Sociedade Portuguesa de Pneumologia, em colaboração com as associações de doentes, organiza o 1.º Congresso Nacional dos Doentes Respiratórios e Literacia da Doença Pulmonar

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), em colaboração com as associações de doentes da área respiratória, vai organizar, no próximo dia 7 de abril, em Lisboa, o 1.º Congresso Nacional dos Doentes Respiratórios e Literacia da Doença Pulmonar. A data escolhida coincide com o Dia Mundial da Saúde, pretendendo, este evento, promover a saúde respiratória e a literacia sobre as doenças respiratórias.

Para António Morais, presidente da SPP, “este é um projeto já de há algum tempo: um congresso orientado para as associações onde se possam abordar, principalmente, os temas que interessam aos doentes. Além de falarmos das doenças, podermos falar da organização e do acesso às consultas e serviços de saúde e do acesso à terapêutica que, efetivamente, tem alguns problemas, não só de aprovação a nível da autoridade central, como dos vários hospitais que acabam por ter políticas diferentes e criam discriminação de acessibilidade”.

Este 1.º Congresso Nacional dos Doentes Respiratórios e Literacia da Doença Pulmonar pretende melhorar o conhecimento científico sobre as doenças respiratórias, identificar necessidades destas associações que possam ser trabalhadas em colaboração e melhorar a literacia em saúde e a qualidade de vida dos doentes respiratórios. É um evento que pretende não só sensibilizar e promover o conhecimento e o diálogo da comunidade que lida diretamente com as doenças respiratórias, mas também chamar a atenção da sociedade civil para o impacto muitas vezes desconhecido das doenças respiratórias.

De acordo com o presidente da SPP, “é importante darmos às associações de doentes o lugar central que realmente têm. Tudo o que fazemos tem como objetivo o doente e, portanto, tem toda a lógica eles estarem conosco em tudo aquilo que desenvolvemos”. A Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas, a ANTDR – Associação Nacional da Tuberculose e Doenças Respiratórias, a APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares; a Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, a APELA – Associação Portuguesa de Esclerose Múltipla, a APHP – Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar, a AA1P – Associação Alfa1 de Portugal, a ANFQ – Associação Nacional de Fibrose Quística, a APFQ – Associação Portuguesa de Fibrose Quística e a SINGELA – Associação Portuguesa da Síndrome de Hipoventilação Central Congénita são as associações que se juntam a esta iniciativa.

O programa do evento pode ser consultado AQUI

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt