Surto de sarampo confirmado na Região Norte

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) através de comunicado de imprensa confirmou a existência de dois casos de sarampo na zona norte, até dia 13 de março, tratando-se de dois casos aparentemente não relacionados e confirmado laboratoriamente que se tratam de adultos não vacinados.

O primeiro caso trata-se de um homem de 27 anos, cujos primeiros sintomas surgiram no final do mês passado e está já “clinicamente curado”. O segundo, um homem de 43 anos, está internado e clinicamente estável. Os sintomas surgiram há uma semana. “Em curso está a investigação para apurar a possível origem da infeção”, afirmou em comunicado a Diretora-Geral da Saúde, Maria da Graça Freitas.

Adicionalmente, até às 21 horas do dia 14 de março de 2018, o Hospital de Santo António reportou “32 casos suspeitos de sarampo com relação laboral ao hospital”. Destes 32 casos, “oito já foram testados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, cinco dos quais foram já confirmados como casos de sarampo”. Estão ainda três doentes internados, um deles em situação clínica instável. Está a decorrer a investigação epidemiológica detalhada da situação que engloba uma investigação laboratorial de todos os casos.

A Direção-Geral da Saúde e a rede de Autoridades de Saúde, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e com os profissionais de saúde, estão a acompanhar toda “a evolução da situação de acordo com o previsto no Plano de Contingência”, informa a DGS.

Face a isto, a Direção-Geral da Saúde, recomenda:

  1. A verificação do seu boletim de vacinas; se necessário vacine-se e vacine os seus;
  2. Se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas ligue para o SNS 24 – 808 24 24 24;
  3. Se tem sintomas sugestivos de sarampo (febre, erupção cutânea, conjuntivite, congestão nasal, tosse), não se desloque e evite o contacto com outros; ligue para o SNS 24 – 808 24 24 24;

Por Rita Rodrigues

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293
DEPARTAMENTO COMERCIAL:
Margarida Fatela - 966 253 444

EMAIL
geral@raiox.pt