ULS de Santa Maria promove 1.ª Reunião de Doentes com Asma Grave

Os Serviços de Imunoalergologia e Pneumologia da Unidade Local de Saúde de Santa Maria vão realizar a 1.ª Reunião de Doentes com Asma Grave em formato híbrido, no dia 17 de maio, entre as 16h00 e as 18h15, no Anfiteatro Prof. Ducla Soares, no Hospital Santa Maria, Clínica Universitária de Imunoalergologia. A participação poderá ser feita presencialmente ou via zoom. Esta reunião é dirigida a doentes com asma grave – e seus familiares – e pretende ser uma oportunidade única para aprenderem mais sobre a sua condição e partilharem experiências com outros doentes.

A iniciativa realiza-se no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Asma 2024, promovido pela Global Initiative for Asthma (GINA), este ano com o mote “Educação sobre a Asma vai capacitar os doentes”, e tem como principais objetivos educar os doentes sobre a asma grave, incluindo causas, sintomas e tratamentos, bem como capacitar os doentes a gerir melhor a sua doença e a tomar decisões informadas sobre o seu tratamento e, finalmente, explorar a possibilidade de criar uma associação de doentes com asma grave para apoio mútuo e defesa dos direitos dos doentes.

A reunião contará com várias palestras com especialistas nesta área, para abordar temas como “O que é asma grave e como se trata”’, onde se falará das manifestações clínicas, tratamentos e novas terapêuticas e “O doente com asma grave no centro dos cuidados’, onde se vai abordar a importância da farmácia hospitalar e da consulta do farmacêutico na adesão ao tratamento, por fim “Criação de uma associação de doentes”, que permitirá discutir a importância da criação de uma associação de doentes com asma grave através da partilha de testemunhos.

“Esta iniciativa representa um passo significativo no sentido de proporcionar um melhor suporte e compreensão aos doentes asmáticos, reforçando a importância da educação e capacitação na gestão eficaz desta condição de saúde. Por outro lado, vem reforçar a necessidade da construção de uma rede de apoio mais direta aos cerca de 70 mil doentes que sofrem de asma grave”, afirma Carlos Lopes – especialista de Pneumologia no Serviço de Pneumologia da ULS Santa Maria.

A ULS Santa Maria convida, assim, todos os interessados a participarem neste evento pioneiro, seja presencialmente ou virtualmente, na busca por uma abordagem mais integrada e informada no combate à asma grave.

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt