2.º Congresso do cancro da mama do Algarve – Sexualidade e saúde feminina

O 2.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve decorrerá nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2023 no Hotel Vila Galé, Meia Praia, em Lagos, das 8h00 às 18h00, nos formatos presencial e online, mantendo o cariz solidário, pelo que parte da inscrição (obrigatória) reverterá para a Associação Oncológica do Algarve.

Não existem cancros iguais nem pessoas iguais. Muito menos cancros que progridam e se desenvolvam de forma igual, devido às suas especificidades, tratamentos submetidos e prognósticos realizados.

Apesar de existir uma maior incidência de cancro da mama nos últimos anos, temos assistido a uma evolução constante nos diagnósticos e tratamentos, permitindo uma maior sobrevida. Sendo também nesse período que surge o silêncio relativamente aos demais assuntos entre eles: A Sexualidade, um tema essencial para o bem-estar de qualquer um, que é muitas vezes esquecido durante a jornada oncológica.

O aparecimento do cancro da mama dá início a um caminho inesperado e desafiante, que reflete marcas físicas e psicológicas, resultado dos efeitos secundários do diagnóstico e dos próprios tratamentos, sendo comumente referidos: dor, inchaço, alterações sensitivas, queda de cabelo e dermatite. Contudo, as doentes também sofrem alterações menos faladas, mas igualmente impactantes, como a alteração da imagem corporal, sintomas de menopausa precoce como atrofia e secura vaginal, diminuição da líbido, infertilidade entre outras.

Por esse motivo, surge o 2º Congresso do Cancro da Mama do Algarve: Sexualidade e Saúde Feminina, com o objetivo de abordar esta condição de forma multidisciplinar e biopsicossocial, promovendo o empoderamento e o conhecimento a todos que são confrontados com esta doença. Acreditamos que a literacia na saúde oferece maior motivação e empenho para ultrapassar os obstáculos que o cancro impõe, pela desmistificação de tabus e desconstrução de medos associados a todo o percurso da doente.

A Comissão Organizadora é composta por Tânia Camilo, fisioterapeuta e CEO da Tecnifisio – Fisioterapia Especializada e Bem-Estar, Jacqueline Tavares, fisioterapeuta e coordenadora da área da oncologia da Tecnifisio- Fisioterapia Especializada e Bem-estar, e por Conceição Andrade, fisioterapeuta na área da oncologia na Saúde Estrutural Lisboa e colaboradora na Fundação Champalimaud.

A Comissão Científica é constituída por Ana Paula Fontes, consultora da formação do Hospital Particular do Algarve e docente da Universidade do Algarve, David Pinto, cirurgião da mama da Fundação Champalimaud, Gabriela Valadas, Diretora do Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e Catarina Ribeiro, oncologista da AIM Cancer Center.

Esta iniciativa destina-se a todas(os) as(o) doentes oncológicos, familiares e cuidadores, bem como aos profissionais de saúde que, mesmo não estando ligados diretamente à área da Oncologia, sintam necessidade de aprofundar os seus conhecimentos nesta temática. Após o sucesso da edição anterior, a Comissão Organizadora arriscou e planeou uma iniciativa que se prolonga por 2 dias intensos, repletos de informação e conhecimento, com foco no esclarecimento de dúvidas e quebra de preconceitos que percorrem a jornada do doente oncológico: desde a prevenção até à remissão.

Efetue a sua inscrição AQUI


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt