“Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável”
Iniciam-se hoje, dia 1 e até 7 de agosto, as comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), assinalada em mais de 170 países, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos recém-nascidos de todo o mundo.
A data evoca a Declaração Innocenti, assinada pelos responsáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef, em agosto de 1990, comprometendo-se a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
Este ano o tema da comemoração é “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável» que aborda o aleitamento em relação à sustentabilidade e a “sua importante contribuição para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável”.
A Unicef recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida.
“Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde e melhorar sua qualidade, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional, é reduzir impactos ambientais, é sustentável”, salienta a World Alliance for Breastfeeding Action num comunicado.
Mais informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser consultadas AQUI.
Fonte: Tempo Medicina