Operação Nariz Vermelho inaugura em Gaia o seu 15º programa de visitas
No ano em que assinala 15 anos de missão, a Operação Nariz Vermelho (ONV) inaugura o seu 15º programa de visitas. A partir de agora o serviço de pediatria do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) passa a receber visitas semanais de Doutores Palhaços, “que fazem do riso o melhor remédio”.
Este novo programa de intervenção de Doutores Palhaços surge no âmbito da campanha “15 anos, 15 hospitais” e conta com o apoio da IKEA Portugal, parceira do programa de visitas, que se envolveu na causa para permitir alargar o programa de visitas. Claúdia Domingues, diretora de comunicação da IKEA Portugal, diz que para a empresa “as crianças são as pessoas mais importantes do mundo” e para que o “seu bem-estar e desenvolvimento seja feito em plano, brincar e rir é fundamental”.
Receber a visita de um Doutor Palhaço, para além de uma experiência muito especial para uma criança, tem benefícios comprovados, segundo os resultados de “Rir é o melhor remédio?”, um estudo científico desenvolvido em parceria com o Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. São os próprios profissionais de saúde que o reconhecem, com 93% a indicar que as crianças em contacto com estes profissionais esquecem que estão num hospital, 86% delas colaboram mais com os tratamentos ou exames, 84% suporta melhor a dor, 75% apresenta maiores e/ou mais rápidas evidências clínicas de melhora e 65% alimenta-se melhor e melhora o sono.
Para Nicole Azevedo, Presidente da Operação Nariz Vermelho, ”num ano tão especial para a ONV, em que celebramos o nosso 15º aniversário, é com um imenso orgulho que juntamos mais uma unidade hospitalar ao nosso programa de intervenção, oferecendo agora o nosso trabalho ao CHVNG/E. Atingimos, desta forma, o objetivo de presença em 15 hospitais, que nos possibilita levar alegria a um maior número de crianças internadas, aos seus familiares e profissionais de saúde.”, sublinha a responsável.
Quinze anos após a sua fundação por Beatriz Quintella, a ONV chega assim até ao final do ano a 15 hospitais – Santa Maria, D. Estefânia, São Francisco Xavier, IPO’s de Lisboa e Porto, Garcia de Horta, Dr. José de Almeida, Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Santa Marta, S. João, Centro Materno Infantil do Norte, Pediátrico de Coimbra e de Braga e Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho – com uma equipa de 23 Doutores Palhaços e mais 12 profissionais a trabalhar nos bastidores.