SPP, GRESP e Linde Saúde distinguem melhores práticas na abordagem da pessoa com SAOS
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), o Grupo de Estudos das Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Linde Saúde anunciam a primeira edição do Prémio “A Pneumologia e a Medicina Geral e Familiar na abordagem ao doente com Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)”. O Prémio, no valor de 5 mil euros, foi divulgado no 38.º Congresso da SPP e tem como objetivo galardoar as melhores práticas na abordagem de doentes com patologia respiratória do sono.
“Quase metade da população mundial sofre de distúrbios de sono, sendo a SAOS o distúrbio mais comum. Este Prémio pretende incentivar a colaboração entre as especialidades que mais frequentemente se deparam com a SAOS, no sentido de melhorar os cuidados prestados.”, Mafalda van Zeller, médica pneumologista e coordenadora da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da SPP.
Já Cláudia Vicente, médica de Medicina Geral e Familiar e coordenadora do GRESP, afirma que “Esta iniciativa inédita a que o GRESP se associa, visa estimular e valorizar o trabalho diário levado a cabo em torno dos doentes com SAOS, numa perspetiva multidisciplinar, tendo como foco contribuir para um serviço de qualidade prestado a estes doentes.”
“A Linde Saúde une-se à SPP e ao GRESP na criação deste Prémio, que nos parece de extrema relevância, para distinguir e incentivar as melhores práticas que visam, em primeiro lugar, os doentes. Com esta iniciativa, pretendemos reforçar o nosso compromisso de contribuir e alcançar os melhores padrões de cuidados de saúde.”, refere Maria João Vitorino, diretora da Linde Saúde.
Podem concorrer médicos e/ou investigadores, individualmente ou em grupo, que se dediquem à investigação e promoção da saúde dos doentes respiratórios crónicos, particularmente no âmbito da Patologia Respiratória do Sono. Serão valorizados projetos originais, inovadores e replicáveis, relacionados com a prestação assistencial aos doentes com patologia respiratória do sono e que reforcem a interligação entre a atividade hospitalar e os cuidados de saúde primários (boas práticas, resultados e sustentabilidade).
São elegíveis projetos ou trabalhos de âmbito nacional, incluindo regiões autónomas, realizados no período compreendido entre 01/01/2022 e 18/09/2023, em instituições públicas ou privadas, de âmbito hospitalar ou dos cuidados de saúde primários. As candidaturas devem incluir pelo menos um(a) coautor(a) membro da SPP e um(a) coautor(a) membro do GRESP, que tenham as quotizações em dia.
O prazo das candidaturas decorre até ao dia 18 de setembro de 2023 e os trabalhos concorrentes devem ser enviados, por via eletrónica, para premios@sppneumologia.pt.
No 39.º Congresso da SPP, a realizar em 2023, o Prémio e Menção Honrosa serão entregues aos autores dos projetos distinguidos.
Regulamento disponível aqui.