SPAVC lança primeira edição do evento Integrar +
A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) lança a primeira edição da Integrar +, uma reunião que resulta da fusão dos eventos “AVC 360.º – Integrar e Aplicar” e da “Reunião Nacional das Unidades de AVC”. O encontro decorrerá nos dias 10 e 11 de outubro, no Hotel Olissippo Oriente, em Lisboa. De acordo com Alexandre Amaral e Silva, membro da Direção da SPAVC e coordenador do evento, “a união destas duas reuniões pretende aprofundar a abordagem multidisciplinar integrada das temáticas relacionadas com o AVC, reunindo profissionais de saúde de diferentes especialidades e fases de atuação no tratamento da doença vascular cerebral”.
O encontro “AVC 360º – Integrar e Aplicar\2, dedicado à abordagem do AVC segundo o prisma dos Cuidados de Saúde Primários, junta-se à já habitual Reunião Nacional das Unidades de AVC, tradicionalmente focada na fase aguda do AVC, para criar um espaço de partilha de conhecimento e experiências que visam otimizar os cuidados prestados aos doentes. O objetivo principal da reunião Integrar + é espelhar o contínuo de cuidados para com os doentes, envolvendo especialistas de diversas áreas que contactem com a doença vascular cerebral.
A iniciativa pretende reforçar a partilha de experiências e aproximar os profissionais que, em diferentes fases de abordagem da doença, têm estes doentes a seu cargo.
O nome Integrar + reflete a intenção de unir profissionais e criar uma rede de cuidados sólida, garantindo uma continuidade de cuidados desde o hospital até ao ambulatório. “Queremos contribuir para uma maior diferenciação dos profissionais ligados ao tratamento do AVC, mas sobretudo para uma atividade mais integrada entre os diferentes elos desta cadeia de cuidados”, reforça o neurologista.
O programa do evento foi cuidadosamente estruturado para abordar todos os aspetos da doença vascular cerebral, desde os cuidados de saúde primários à abordagem hospitalar, sem esquecer a reabilitação e a reintegração social do doente, bem como a discussão de políticas de saúde a implementar para reforçar o desenvolvimento de um modelo integrado de cuidados.
Entre as sessões essenciais para reforçar a necessidade de definição estratégica, de abordagem e de estruturação de cuidados, o Dr. Alexandre Amaral e Silva destaca a “Sessão Interativa 1: Prevenção Primária do AVC” e a “Sessão Interativa 3: Abordagem Integradora de Cuidados”. Na primeira, serão discutidos os pilares essenciais para uma política nacional de prevenção do AVC, explorando estratégias de stroke awareness e o valor acrescentado que as novas tecnologias podem representar enquanto ferramentas deste plano. Na segunda, serão abordados alguns temas concretos da articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, procurando dar resposta às necessidades de garantir uma transição segura e eficaz do hospital para os cuidados em ambulatório, concretizando a ambição de um modelo verdadeiramente integrado de cuidados.
Um dos pilares fundamentais do Integrar + será o modelo de aprendizagem interativo, assente na multidisciplinaridade e discussão prática dos temas. As mesas redondas e discussões serão baseadas em exemplos práticos e casos clínicos demonstrativos, promovendo uma participação ativa da audiência através de televoto e debates alargados no final de cada sessão. O evento contará ainda com a reedição da tradicional sessão “Perguntas Fáceis, Respostas Difíceis”, onde especialistas de várias áreas responderão a questões da audiência, proporcionando um espaço para a partilha de experiências da vida clínica diária. “O nosso objetivo é garantir que todos aprendam com todos e que as experiências práticas e as dúvidas de cada profissional sejam partilhadas de forma aberta e colaborativa”, acrescentou Alexandre Amaral e Silva. Por fim, estão programadas duas sessões de discussão prática de casos clínicos voltados especificamente para a fase aguda do AVC.
O evento é aberto a todos os profissionais interessados no cuidado ao doente com doença vascular cerebral, de todas as especialidades e áreas de intervenção. Todas as mesas de discussão irão contar com especialistas das áreas da Neurologia, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Neurorradiologia de Intervenção, Medicina Física e de Reabilitação e Cardiologia. Enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de diagnóstico e terapêutica, entre outros, terão também lugar de destaque nas discussões, assegurando uma abordagem verdadeiramente multidisciplinar e integrada.
Todas as informações sobre a reunião, bem como o formulário de inscrições online encontram-se disponíveis AQUI