Área Reservada

40.º Congresso de Pneumologia celebra 50 anos da Sociedade Portuguesa de Pneumologia com emoção e reconhecimento

40.º Congresso de Pneumologia celebra 50 anos da Sociedade Portuguesa de Pneumologia com emoção e reconhecimento

Ontem, pelas 18h00, teve lugar a Sessão de Abertura do 40.º Congresso de Pneumologia, que decorre em simultâneo com o 5.º Congresso LUSO-PALOP e o 10th Union Europe Conference on Lung Health. O evento reuniu António Morais, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Sofia Atahyde, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para os Direitos Humanos e Sociais, Sheila Gonçalves, Presidente da Sociedade Angolana de Pneumologia (SAP) e Cristina Bárbara, Diretora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias (PNDR).

Um marco histórico para a SPP

António Morais abriu a sessão destacando a importância deste Congresso, que assinala o 50.º aniversário da SPP. “Foi precisamente a 17 de janeiro de 1974 que 37 médicos, liderados pelo Prof. Doutor Thomé Villar, formalizaram a criação da Sociedade, que até então existia apenas como uma ideia partilhada”, relembrou.

O Presidente da SPP traçou uma linha temporal da evolução da Sociedade, homenageando os seus predecessores e destacando a relevância do trabalho desenvolvido ao longo de meio século. Entre os tópicos abordados, sublinhou a importância da colaboração com a comunicação social, das campanhas de sensibilização realizadas, do estreito relacionamento com associações de doentes e da investigação científica promovida.

Ainda no âmbito do seu discurso, prestou tributo ao trabalho das Comissões de Trabalho e anunciou com entusiasmo o arranque do Estudo EpiCOPD neste mês de novembro. António Morais concluiu com palavras de confiança e esperança no futuro da instituição: “tenho a certeza absoluta de que este extraordinário legado que me precedeu continuará em força, com novos contributos ao longo dos próximos anos.”

Um olhar para o passado, presente e futuro

Cristina Bárbara reforçou a importância histórica da SPP no panorama da saúde respiratória em Portugal. “É com muito orgulho que aqui estou para comemorar os 50 anos da SPP. É muito comum dizer-se que quem não tem passado, não tem futuro, mas nós temos passado, temos presente e temos um futuro muito promissor à nossa frente”, afirmou.

Já Sheila Gonçalves, em representação da SAP, agradeceu à SPP pela inclusão e apoio aos países de língua oficial portuguesa: “fomos chamados para dentro desta comunidade e sentimo-nos sempre muito acolhidos. É muito gratificante estar aqui hoje a representar a SAP nos 50 anos da SPP.”

Por sua vez, Sofia Atahyde destacou a crescente preocupação da CML com a saúde pública: “a CML, nestes novos tempos, trabalha com um foco prioritário na área da saúde. Como tal, é uma honra e uma alegria enorme estar aqui hoje convosco, em representação do nosso presidente Carlos Moedas, para celebrar este momento tão importante.”

Homenagem ao Prof. Doutor Venceslau Hespanhol

Um dos momentos mais emblemáticos da sessão de abertura foi a entrega da Medalha de Ouro da SPP ao Venceslau Hespanhol, um dos nomes mais influentes da Pneumologia em Portugal. Visivelmente emocionado, António Morais enalteceu a vasta trajetória do homenageado, que incluiu a presidência da SPP e a liderança do Serviço de Pneumologia da ULS São João. “É uma honra expressar a minha mais profunda admiração pelo legado imenso que o Prof. Hespanhol nos deixa. Muito obrigado por tudo o que nos fez e por tudo o que nos ensinou”, declarou.

Venceslau Hespanhol, ao receber a distinção, partilhou a sua gratidão: “a SPP teve e tem um impacto muito grande na minha vida desde o início, pois permitiu que eu evoluísse clinicamente e até como pessoa. Foi um desafio, mas um desafio que recordo com um sorriso, porque gostei muito do que fiz. Foi mais do que gratificante, foi transformador”, rematou.

A abertura do 40.º Congresso de Pneumologia foi, assim, um momento de celebração, reflexão e homenagem, marcando de forma simbólica o início de um evento que promete continuar a enaltecer a excelência na área da saúde respiratória.