ADERMAP lança guia pioneiro para apoiar famílias e promover a inclusão das crianças com Dermatite Atópica nas escolas
No mês do regresso às aulas e no âmbito do Dia Mundial da Dermatite Atópica, celebrado a 14 de setembro, a ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal lança o “Guia Prático sobre Dermatite Atópica para Pais e Educadores”, um recurso pioneiro cocriado a partir da experiência de famílias e adultos com Dermatite Atópica, com o apoio de profissionais de saúde e educadores. A Associação pretende que o Guia esteja brevemente disponível a todas as escolas do 1.º ciclo do país, aumentando os impactos diretos já criados junto de milhares de famílias e educadores.
Dirigido a pais, encarregados de educação e professores do 1.º ciclo, o Guia tem como objetivos apoiar e esclarecer famílias que recebem o diagnóstico de Dermatite Atópica numa criança, reunindo informação fidedigna, estratégias práticas para o dia a dia e ferramentas para promover a sensibilização e a inclusão escolar.
A Dermatite Atópica (DA) é uma doença inflamatória crónica da pele que afeta entre 15% e 20% das crianças em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que entre 225.000 e 300.000 crianças vivam com esta doença, caracterizada por secura intensa, prurido, inflamação e impacto significativo na qualidade de vida. Para além dos sintomas físicos, a DA pode condicionar o sono, a autoestima e a integração escolar, afetando a criança e toda a família.
O Guia reúne informação essencial sobre a doença, sobre cuidados diários, recomendações baseadas em evidência científica e apoio emocional. Inclui ainda um destacável para entrega à escola, com indicações sobre sintomas, cuidados a manter e contactos de emergência, facilitando a colaboração entre famílias e professores. O guia quer ajudar a apoiar a continuidade de cuidados e atenção que as crianças precisam em diferentes vertentes da sua vida, seja em casa ou na escola.
De acordo com Joana Camilo, presidente da ADERMAP, “Com este Guia, a ADERMAP reforça o seu compromisso de apoiar e dar voz às pessoas com Dermatite Atópica e às suas famílias. Mais do que um conjunto de orientações práticas, este recurso pretende ajudar a aproximar e a dar esperança, para que ninguém se sinta sozinho nesta jornada. Ao aproximar famílias e educadores, com o apoio de profissionais de saúde, estamos a contribuir para uma rede de empatia e conhecimento que pode transformar a forma como a sociedade compreende o que é viver com Dermatite Atópica, além de destacar a importância de reconhecer o percurso único de cada pessoa e família que vive com Dermatite Atópica – em sintonia com o espírito do tema da Campanha internacional deste ano, ‘Our Skin, Our Journey’”.
Já para Pedro Mendes Bastos, Dermatologista e Conselheiro Científico da ADERMAP, “A Dermatite Atópica é uma doença crónica, inflamatória e frequentemente debilitante, que vai muito além das lesões visíveis na pele. O prurido intenso, a dificuldade em dormir e o impacto na autoestima condicionam a vida das crianças e de toda a família. Felizmente hoje já temos disponíveis diferentes opções terapêuticas que podem devolver a qualidade de vida e este Guia será um recurso complementar fundamental para ajudar as famílias e contribuir para uma maior literacia sobre a doença, dando às famílias e educadores ferramentas práticas adicionais para melhor gerirem os desafios do dia a dia”.
A disponibilização deste Guia assume particular relevância num contexto em que as famílias com crianças com Dermatite Atópica continuam a enfrentar diversos desafios no acesso a cuidados de saúde e tratamentos adequados. Apesar dos avanços científicos e do surgimento de terapêuticas inovadoras que oferecem novas perspetivas de qualidade de vida, em Portugal persistem dificuldades na referenciação, no acesso a terapêuticas nos casos moderados a graves, bem como desigualdades entre o sistema público e privado.
Com este Guia, a ADERMAP pretende reunir informação prática, útil e credível, baseada nomeadamente na experiência de famílias e organizações dedicadas à DA, e contribuir não só para a inclusão das crianças no ambiente educativo, mas também para uma maior consciencialização social sobre a necessidade de garantir cuidados equitativos e continuados a todos.
Este lançamento reforça a missão da ADERMAP de dar voz às necessidades das pessoas com Dermatite Atópica e dos seus cuidadores, aproximando famílias e escolas com o apoio de profissionais de saúde.