2º Simpósio Esclerose Lateral Amiotrófica aproxima profissionais de saúde aos doentes

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa recebe nos dias 28 e 29 de abril, o segundo Simpósio sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): Ciência e Sociedade. O evento pretende discutir o que de novo se tem feito na investigação da doença, o seu diagnóstico, e também as dificuldades no desenvolvimento de novos medicamentos.

A segunda edição do simpósio pretende juntar clínicos, investigadores e profissionais de saúde com os doentes e familiares, de forma a criar um fórum de discussão e debate sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A sessão vai integrar alguns nomes internacionais, sessões dedicadas a fármacos inovadores e a novas possibilidades terapêuticas e, de forma a aproximar o simpósio aos doentes com ELA, também existirá espaço para falar das suas realidades, finalizando com uma Mesa Redonda sobre Ciência e Saúde.

A ELA é a terceira causa mais comum de doença neurodegenerativa por degeneração dos neurónios motores e disfunção das células da glia mas a sua causa é ainda desconhecida. É também pouco conhecida do público, e na opinião dos organizadores, é claramente subfinanciada. Com os mesmos objetivos, a APELA (Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica) lançou esta semana um vídeo, subordinado ao mote “A pessoa com ELA não tem tempo a perder”, que pretende destacar a importância de agilizar os processos de acesso a apoios que melhorem a qualidade de vida dos doentes.

A ELA é a terceira causa mais comum de doença neurodegenerativa por degeneração dos neurónios motores e disfunção das células da glia mas a sua causa é ainda desconhecida. É também pouco conhecida do público, e na opinião dos organizadores, é claramente subfinanciada. Com os mesmos objetivos, a APELA (Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica) lançou esta semana um vídeo, subordinado ao mote “A pessoa com ELA não tem tempo a perder”, que pretende destacar a importância de agilizar os processos de acesso a apoios que melhorem a qualidade de vida dos doentes

Vão ser mostrados alguns desenvolvimentos tecnológicos e tal como em 2016, existirá uma exposição interativa com dispositivos robóticos e laboratórios abertos onde os investigadores vão poder mostrar e explicar as novas técnicas que estão a desenvolver.

O segundo Simpósio sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) pretende, com todas estas iniciativas, sensibilizar os diversos sectores da sociedade num espaço onde se discuta a doença de forma transversal e com isso, contribuir para uma visão mais otimista da doença e para novas formas interventivas de melhorar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias.

 

Mais informações sobre o simpósio visite:

https://alssymposium2017.wixsite.com/alssymposium/blank-2

 

Assista aqui ao vídeo “A pessoa com ELA não tem tempo a perder”:


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt