GSK promove conferência “50 anos a respirar inovação”
A GSK – GlaxoSmithKline, em conjunto com a Embaixada Britânica ,em Lisboa, promove no dia 22 de maio, às 17h, a conferência “GSK – 50 anos a Respirar Inovação”, um evento que pretende assinalar as cinco décadas que a companhia já dedicou à inovação no tratamento das doenças respiratórias.
A iniciativa inclui um debate sobre “O contributo da inovação na resposta aos principais desafios da área respiratória em Portugal”, no qual participam representantes das principais sociedades médicas e associações de doentes ligadas à saúde respiratória em Portugal. David Allen, SVP Medicine Design – Medicine Science & Technology da GSK, Silvia Guichardo, Diretora-Geral da GSK em Portugal, e Christopher Sainty, Embaixador Britânico em Portugal, são também presenças confirmadas.
As doenças respiratórias são um verdadeiro problema de saúde pública mundial. Calcula-se que, em todo o mundo, existam 300 milhões de pessoas a sofrer de Asma, 210 milhões de pessoas afetadas por Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e 3 milhões com outras patologias respiratórias crónicas . Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças respiratórias são responsáveis por 3,9 milhões de mortes por ano, sendo que, em 2030, a DPOC pode tornar-se na terceira causa de morte em todo o mundo .
De acordo com o mais recente relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias estas patologias foram causa de 13.474 mortes em 2016 . Isto é, morrem cerca de 48 pessoas por dia (duas pessoas por hora) em Portugal devido a doenças respiratórias . (13º Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias).
A área respiratória será central no mercado português contará, já em junho, com o lançamento de um novo produto para o tratamento da DPOC, que se caracteriza por ser a segunda causa de internamento por doença respiratória no nosso país.
Para o futuro, estão previstos investimentos em medicamentos biológicos inovadores para melhorar a saúde dos pulmões e vacinas para a asma e DPOC. Enquanto líderes neste campo terapêutico, estão empenhados em melhorar a vida de todas as pessoas que vivem com asma, asma grave, DPOC e outras doenças respiratórias, como a hipertensão arterial pulmonar.