Candidaturas à 3.ª edição do Prémio MSD Investigação em Saúde estão abertas até 17 de maio
A MSD Portugal vai lançar a 3.ª edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde destinado ao reconhecimento de todo o trabalho e dedicação das equipas médico-científicas no desenvolvimento de projetos de investigação. A iniciativa pretende distinguir projetos científicos inovadores, de qualidade e com impacto real na saúde, que desejem ser apoiados na sua implementação em Portugal, contribuindo, assim, para a dinamização da investigação em Ciência da Saúde em Portugal.
O período de candidaturas da edição deste ano decorre entre 1 de abril e 17 de maio e podem concorrer equipas de profissionais de saúde em representação de instituições de prestação de cuidados de saúde, públicas ou privadas, assim como de instituições científicas sem fins lucrativos. As equipas, que terão de ser constituídas, no mínimo, por um médico interno e um médico especialista, devem submeter os seus projetos através do site do Prémio: www.premiomsdinvestigacaoemsaude.pt
A avaliação dos trabalhos, por parte do júri, decorrerá entre 24 de maio e 8 julho. Para selecionar o Grande Vencedor, ao qual será atribuído um prémio no valor de 10 000€, a Comissão de Avaliação terá em consideração critérios como a criatividade, relevância do projeto para a população-alvo, estrutura, objetivo, metodologia e exequibilidade dos protocolos. Este ano, será ainda atribuída uma menção honrosa no valor de 1 500€ a cada uma das duas candidaturas finalistas.
A Comissão de Avaliação é constituída pelos seguintes elementos: Catarina Resende de Oliveira, Emília Monteiro, Henrique Luz Rodrigues, Jorge Torgal Garcia, Manuel Abecasis, Mariana Monteiro e Nuno Sousa.
Em 2020, num ano tão particular marcado pela conjuntura pandémica, o Prémio MSD de Investigação em Saúde superou todas as expectativas com os resultados alcançados. Foram contabilizadas mais de 100 candidaturas, submetidas por equipas e instituições científicas de 28 áreas de interesse, onde se destaca a Oncologia, a Cardiologia, a Endocrinologia e a Infeciologia, provenientes de 14 distritos.
O Grande Vencedor da 2.ª edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde foi o protocolo “Uncovering novel prognostic and predictive epigenetic biomarkers in malignant testicular germ cell tumours”, desenvolvido por uma equipa do IPO do Porto liderada por João Lobo, Médico Interno de Anatomia Patológica. Este projeto visa descobrir novos biomarcadores epigenéticos de diagnóstico/prognóstico, bem como novos tratamentos menos tóxicos, para o cancro de células germinativas do testículo, um dos tumores mais comuns em homens adolescentes e adultos-jovens.
Os vencedores da edição de 2021 do Prémio MSD de Investigação em Saúde serão conhecidos na Conferência Leading Innovation, Changing Lives, que decorrerá a 6 de novembro.
Para consultar o regulamento do Prémio e a ficha de candidatura, visite o site: www.premiomsdinvestigacaoemsaude.pt