Área Reservada

Mais de 350 doentes tratados no 1.º ano da Unidade de AVC do Hospital de Portimão

Mais de 350 doentes tratados no 1.º ano da Unidade de AVC do Hospital de Portimão

Unidade de AVC (UAVC) da Unidade Hospitalar de Portimão da ULS Algarve celebrou, no passado dia 1 de julho, o seu primeiro aniversário, assinalando um ano de atividade ao serviço da população do Barlavento Algarvio. Esta unidade, há muito necessária na região, veio dar uma resposta estruturada, diferenciada e especializada à pessoa com acidente vascular cerebral (AVC), uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal.

Desde a sua criação, a UAVC de Portimão tem sido fundamental na abordagem ao AVC, garantindo cuidados contínuos ao longo de todas as fases do processo. “Desde a sua inauguração, a unidade tem assumido um papel determinante na resposta ao AVC agudo na região do Algarve, promovendo a integração dos cuidados desde a fase aguda até à reabilitação precoce e à articulação com outras unidades orgânicas com a missão de prestar os melhores cuidados à população”, afirma Isabel Taveira, Coordenadora da UAVC.

Num contexto historicamente marcado pela escassez de recursos, a existência deste serviço permite uma abordagem verdadeiramente multidisciplinar e centrada na pessoa e na sua família. Mais de 350 doentes já foram tratados na UAVC de Portimão, um número expressivo que reflete a elevada incidência do AVC na região algarvia.

O primeiro ano da UAVC foi marcado por muitos desafios, com a unidade a iniciar a sua atividade com apenas um médico dedicado ao serviço, mas também por conquistas importantes. “Com esforço e perseverança, reorientámos a equipa médica, de enfermagem e de técnicos auxiliares de saúde para a prestação de cuidados de qualidade, centrados na pessoa sobrevivente do AVC, de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais”, refere a especialista em Medicina Interna que também é embaixadora regional da SPAVC para a região sul. “Reforçámos a equipa multidisciplinar, dotando-a de profissionais especializados, sempre com um espírito de entreajuda e com o foco no superior interesse da pessoa e da sua família”, acrescenta.

Este trabalho de excelência tem vindo a ser reconhecido através da atribuição dos prestigiados ESO Angels Awards, com a UAVC de Portimão a alcançar, desde o seu primeiro trimestre de atividade, a distinção máxima de Diamante em todos os trimestres, um feito inédito e motivo de enorme orgulho para a equipa.

O primeiro ano de atividade da UAVC de Portimão tem sido marcado pelo reconhecimento de várias entidades. Entre elas, destaca-se a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), que felicitou a unidade pelo seu aniversário e pelo trabalho notável na resposta ao AVC na região. Vítor Tedim Cruz, Presidente da Direção da SPAVC, sublinha a importância deste serviço para o sul do país, destacando o impacto que tem tido na prestação de cuidados diferenciados e estruturados. “É com grande satisfação que reconhecemos o trabalho desenvolvido por toda a equipa da UAVC de Portimão que, em apenas um ano de atividade, conseguiu tornar-se uma referência regional no tratamento do AVC agudo, numa área do país onde há muito se sentia a carência de uma resposta diferenciada”, afirma o neurologista. Enfatiza igualmente as distinções ESO Angels Awards, considerando que estas “atestam não só a qualidade dos cuidados prestados, mas também o espírito de superação que norteia a equipa multidisciplinar da UAVC”.

Por fim, o Presidente da Direção SPAVC manifesta a sua satisfação pela existência de parceiros institucionais empenhados na missão comum de melhorar a resposta ao AVC em Portugal, reafirmando a total disponibilidade da SPAVC para continuar a colaborar com a UAVC de Portimão em iniciativas que promovam a prevenção, a formação e a melhoria contínua dos cuidados prestados à população.