Dia Mundial sem Tabaco: “O início precoce do consumo do tabaco provoca diminuição acentuada do desenvolvimento pulmonar”

No âmbito do Dia Mundial sem Tabaco, o Raio-X partilha um artigo de opinião da autoria de Franco Rabi da Costa,  Coordenador do Grupo de Tabagismo do GRESP da APMGF, que aborda os malefícios do tabagismo.

O Tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde a primeira causa de morte prematura evitável no Mundo. Este ano, é dedicado à Saúde do Pulmão.

O Tabagismo é responsável por mais de 2/3 de mortes por cancro de pulmão e a principal causa de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, da exacerbação da Tuberculose Pulmonar e de agravamento da Asma. O início precoce do consumo do tabaco provoca diminuição acentuada do desenvolvimento pulmonar.

Também é muito importante as grávidas não fumarem nem estarem expostas ao fumo passivo, pois permanecem no ar durante 5 horas, quer em casa, quer no carro ou em outros ambientes poluídos, pois o fumo de tabaco é altamente prejudicial, contendo cerca de 7000 produtos químicos e 69 dos quais são conhecidos por causarem cancros.

tabacoAs novas formas de fumar que a indústria do tabaco promove como produtos de risco reduzido (bastantes atrativos e com alta tecnologia) têm vindo a atrair particularmente os jovens, cujo consumo tem aumentado exponencialmente. Exemplo disso são os cigarros eletrónicos, cachimbos de água (shisha ou hookah) e tabaco aquecido. No entanto, não são inócuos e contêm substâncias tóxicas e cancerígenas.

A medida mais eficaz na melhoria da saúde pulmonar é a cessação do consumo do tabaco e a evicção da exposição ao fumo passivo. Apesar dos malefícios do tabaco, o seu controle continua a ser subestimado.

Todos os profissionais de saúde devem contribuir no combate a este flagelo, intervindo com uma atitude proactiva, aconselhando as pessoas a não iniciarem (em especial nos jovens) e a ajudar os fumadores a cessarem qualquer tipo de consumo do tabaco.

Franco Rabi da Costa
Coordenador Grupo Tabagismo GRESP

 


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt
Secured By miniOrange