Florence: a enfermeira virtual que já ajuda milhares de pacientes

É um assistente pessoal de saúde que funciona através de um sistema automático de conversação cuja principal missão é ajudar os utilizadores a organizar os seus cuidados de saúde. Experimentámos no chat do facebook e confirmamos: a Florence ajuda de forma eficaz a lembrar os pacientes, por exemplo, de tomar a medicação.

O projeto foi lançado no início de 2017 e conta já com mais de 2 mil utilizadores diários ativos. A ideia nasceu na Alemanha em junho do ano passado como um hobby do empresário e investigador alemão David Hawig, que escolheu o nome em homenagem a Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Entre a suas funcionalidades, este assistente pessoal aciona lembretes para a toma de comprimidos, oferece informação adicional sobre a medicação que o utilizador está a tomar ou explica-lhe o que deve fazer se falhar a toma da mesmo, isto graças a um sistema inteligente e automatizado de mensagens. Para utilizar o serviço, o utilizador tem apenas de iniciar a conversa com a Florence num chat de troca de mensagens, como o Facebook Messenger ou Skype.

“Na área da saúde as soluções deste género ainda são quase inexistentes daí acreditarmos no potencial da Florence”, comenta um dos investigadores do projeto, André Fialho, que é doutorado em Bioengenharia pelo Programa MIT Portugal no Instituto Superior Técnico. Neste momento trabalha como Market Analysis & Forecasting Director na Philips Healthcare nos Estados Unidos, onde se dedica a analisar de que forma as novas tecnologias podem ajudar os pacientes fora do contexto hospitalar. O investigador acredita que “os sistemas automáticos de conversação, podem resolver muitos dos problemas atuais da indústria de saúde” e que são, acima de tudo, uma excelente forma de ajudar os doentes fora do contexto hospitalar.

David Hawig defende que estes sistemas de conversação têm a capacidade de melhorar o nosso sistema de saúde, já que “cada vez mais utilizadores que recorrem a outras vertentes do chat, como monitorizar o ciclo menstrual ou variações de humor”, recordando até o caso de um utilizador que respondeu a mais de 200 lembretes de seguida.

Neste momento esta enfermeira virtual está disponível em inglês e estão a ser desenvolvidas versões em português, espanhol e francês que serão adicionadas nos próximos meses. Poderá consultar e aprender a usar a Florence aqui.

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt