Fórum D 2017 destaca o impacto e a importância da Vitamina D na saúde pública

No próximo dia 14 de outubro a cidade de Coimbra vai ser “a capital” da Vitamina D. Durante um dia a Vitamina D, a sua importância e o seu impacto irão ser discutidas no evento “Fórum D”, uma iniciativa que pretende “trazer à luz da sociedade e da comunidade médica a verdade científica sobre a Vitamina D e a sua utilização na prática clínica”.

O Fórum D 2017, que vai acontecer no Hotel D. Inês, em Coimbra, pretende, “acima de tudo, dar a conhecer a realidade atual da Vitamina D e o seu progresso na sociedade atual”. José António Pereira da Silva, da Comissão Organizadora do Fórum D 2017 e Professor de Reumatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, salienta quais os principais objetivos do evento: “vamos abordar vários aspetos relacionados com a Vitamina D, nomeadamente os progressos recentes que perspetivam a sua aplicação na prática clínica. O objetivo principal da edição deste ano é ajudar os médicos a definir estratégias de atuação relativas à Vitamina D nas mais variadas doenças”.

Conforme explica o especialista, o evento “destina-se a todos os médicos já que nenhuma especialidade pode, hoje em dia, dizer que nada tem a ver com a Vitamina D. Isto é particularmente verdade para as especialidades que lidam com uma grande variedade de doenças como é o caso da Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Pediatria. Contudo, todos os médicos poderão colher aqui informação relevante para a sua prática. O Fórum D é também relevante para profissionais de saúde ligados à análise desta vitamina e ainda para os que estão envolvidos em educação para a saúde, com destaque para os enfermeiros”.

Serão discutidas especificidades da análise de vitamina D no sangue e a sua relação com as doenças cardiovasculares e a mortalidade em geral. Será abordada a ainda a importância da vitamina D em doenças de pele, alergias, doenças reumáticas e do tubo digestivo. O especialista destaca ainda que “no âmbito de algumas polémicas surgidas, serão debatidas e resolvidas controvérsias recentes relativas ao doseamento e prescrição da Vitamina D em Portugal”.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt