Instituto do sangue lança apelo a novos dadores entre os mais jovens

No verão, as dádivas de sangue tendem a registar uma quebra. As férias costumam desviar os dadores frequentes dos locais de doação. No entanto, este é um período crítico em termos de necessidades, já que as deslocações implicam, muitas vezes, um aumento do número de acidentes. Não admira, portanto, que os apelos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) se intensifiquem, ainda mais quando dados recentes revelam que há, em Portugal, cerca de 210 mil dadores, dos quais apenas 14% são jovens entre os 18 e os 25 anos. Em causa está a renovação dos dadores, fator de grande preocupação num país cuja população está cada vez mais envelhecida.

Com esperança de contornar, um pouco que seja, este cenário, o IPST marcará presença no dia 1 de agosto, entre as 14h00 e as 19h00, no parque exterior do MAR Shopping Matosinhos, junto à entrada MAR, onde estará a desenvolver mais uma ação de recolha de sangue. Antes, durante ou depois das férias, o que importa é dar sangue para que ele não falte a quem mais necessita.

Este é o oitavo ano consecutivo em que o IPST e o MAR Shopping Matosinhos se unem no apelo às dádivas de sangue. Ao longo destes anos, são já perto de 700 os dadores inscritos na sequência desta iniciativa que integra a política de responsabilidade social do centro comercial “AMAR quem mais precisa”.

Em média, Portugal precisa de 1000 unidades de sangue diárias para poder tratar dos doentes. “E, como este bem não se produz, só através da generosidade dos dadores se pode manter um banco de sangue autossuficiente. Por outro lado, doar sangue é apenas um gesto que pode alcançar um fim sem preço – salvar uma vida”, recorda Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto. “O sangue humano continua a não ter substituto, pelo que ser dador pode fazer toda a diferença na vida de alguém. E é tão simples. Basta ser uma pessoa saudável, ter mais de 18 anos e pesar mais de 50Kg”, acrescenta.

 


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt
Secured By miniOrange