SPMI celebra 68º aniversário com conferência “Ciência e pseudociência – verdades e mitos”

No âmbito do 68.º aniversário da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), realiza-se a conferência “Ciência e pseudociência – verdades e mitos” da responsabilidade de David Marçal, na qual se insere a apresentação do livro “DIABETES – O que podemos comer?” do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM).

“A Medicina Interna é a maior especialidade hospitalar em Portugal, com 2.600 internistas inscritos na Ordem dos Médicos, o que corresponde a 12,6 por cento de todos os especialistas do Hospital. Tem do seu lado profissionais competentes, que desenvolvem as suas funções assistenciais em diversos setores, mas que nunca deixam de ver o doente como um todo. É por isso que são os que melhor podem aconselhar os hábitos de vida, que promovem a saúde e evitam a doença”, afirma João Araújo Correia, presidente da SPMI e internista há 26 anos.

“Nós, os internistas, distinguimo-nos dos especialistas médicos de órgão, pela visão global do doente, o que nos torna especialmente capazes de tratar o doente complexo, polimedicado e pluripatológico, em qualquer cenário hospitalar”, acrescenta.

Atualmente os serviços de Medicina Interna têm uma lotação de 5.000 camas, cerca de 30 por cento do total hospitalar, com uma taxa de ocupação que ultrapassa os 100 por cento. Estes serviços são responsáveis por 42 por cento das altas médicas hospitalares, 23 por cento do total do SNS. Os serviços de Medicina Interna recebem anualmente 70 por cento dos internamentos por AVC, 80 por cento dos internamentos por insuficiência cardíaca, pneumonias, DPOC e lúpus.

Nesta comemoração do 68º aniversário da SPMI, estarão presentes várias individualidades com importância política na área da saúde, para além do conselho honorário que inclui todos os ex-presidentes da SPMI, os prémios nacionais de Medicina Interna e os coordenadores dos 21 núcleos de estudo da sociedade. Dada a apresentação do livro ligado à diabetes, por Lélita Santos, também estarão presentes representantes das associações dos doentes diabéticos.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt